Em Praga, a parada de bonde Výstaviště em Holešovice destaca-se por seu abrigo singular feito de concreto UHPC, produzido por meio de impressão robótica em 3D. Este projeto inovador, concebido pela empresa tcheca So Concrete, não apenas aprimorou a experiência dos usuários, mas também trouxe vantagens significativas em termos econômicos e de sustentabilidade ao economizar até 60% em materiais, quando comparado com uma parada tradicional.

Tecnologia, estética e sustentabilidade: assim podemos resumir o design da parada de bonde Výstaviště, adjacente ao parque Stromovka em Praga 7, um distrito progressista, moderno e criativo, lar de inúmeras instituições artísticas e culturais. O local ideal para experimentar uma inovação no setor da construção, ou seja, a impressão robótica em 3D com concreto UHPC de alta performance, criando um abrigo de bonde com forte impacto visual, mas com características que economizam até 60% de materiais, enquanto se obtém excelente desempenho em termos econômicos e de sustentabilidade. Além disso, a parada é complementada por um banco e painéis de informação, oferecendo uma solução completa para todo o espaço em que foi inserida.

Esta é a primeira intervenção da empresa tcheca So Concrete, que possui vasta experiência em tecnologias de construção robótica para mobiliário urbano. O objetivo, de fato, era demonstrar a funcionalidade desta tecnologia e seu alto valor estético. Porque uma coisa é certa: a beleza do mobiliário urbano, especialmente na infraestrutura de transporte público, é um excelente impedimento para o vandalismo.

O processo criativo teve início na natureza e em um design paramétrico, pois a localização, as formas das nervuras e as colunas desta pequena arquitetura aproveitam ao máximo soluções comprovadas pela natureza. Záviš Unzeitig, designer da So Concrete, explica como funciona o processo de design: “Já durante a fase de design, a estrutura é analisada de forma estática, e com a ajuda da otimização topológica, é possível reduzir o volume de material utilizado. Ao mesmo tempo, as qualidades estéticas e os requisitos estruturais são mantidos. A morfologia resultante das nervuras reflete o comportamento real da estrutura sob carga e mostra diretamente as forças que ocorrem nela. Graças à otimização, conseguimos remover áreas com menos usabilidade da estrutura e economizar 60% do material. O resultado é uma estrutura finamente perfurada que pode suportar a mesma carga que uma laje de concreto maciço.”

Com a programação paramétrica, neste caso usando o Grasshopper (Rhino), o design definitivo foi finalizado, cuja verificação estática foi realizada pela empresa de engenharia Stráský, Hustý a partneři. Após a conclusão da parte digital, a produção foi rápida, pois levou apenas 24 horas para imprimir a estrutura básica. A velocidade é certamente um aspecto importante dessa tecnologia, pois minimiza a interrupção no transporte público e na vida dos cidadãos.

Graças às propriedades do UHPC, estruturas finas e autoportantes podem ser rapidamente criadas, usando uma quantidade mínima de aço, o que reduz ainda mais a pegada ecológica do abrigo de bonde em Holešovice. Além disso, a parada é composta por vários segmentos estruturais, para os quais diferentes tipos de concreto e abordagens de impressão 3D foram usados. Uma característica que não apenas oferece a vantagem de economizar tempo e trabalho, mas também a possibilidade de produzir formas complexas, sem o uso de moldes ou formas, com uma redução adicional nos custos. Economia que permitiu às administrações investir nessas pequenas arquiteturas, que têm o potencial de melhorar a experiência do usuário no transporte público. Afinal, esperar pelo bonde em uma parada como a de Holešovice torna a jornada mais agradável e atrativa, reduzindo o tráfego em benefício da qualidade de vida na cidade.