O Instituto Caminhabilidade está impulsionando o estímulo ao desenvolvimento de centros urbanos onde as pessoas possam adotar uma abordagem ativa para suas atividades diárias, como caminhar e andar de bicicleta. Para esse propósito, eles criaram o Prêmio Cidade Caminhável, uma iniciativa que busca reconhecer e inspirar ações voltadas para o estabelecimento de cidades propícias à mobilidade a pé no Brasil.

Na sua segunda edição, o Prêmio mapeou e reconheceu projetos e iniciativas promovidos pelo setor público em cidades brasileiras durante os anos de 2021 e 2022, todos direcionados para a melhoria da mobilidade a pé. Nesta edição, um total de 32 inscrições foi recebido, provenientes de 17 cidades localizadas em 7 estados, compreendendo todas as regiões do país.

As vencedoras foram os seguintes projetos: “Rua da Gente”, implementado no município de Benevides, no Pará (na categoria de Cidades Pequenas); “Projeto Plano de Bairro Novo Horizonte e Região”, realizado em Jundiaí, São Paulo (na categoria de Cidades Médias); e o “Programa de Infraestrutura em Educação e Saneamento (Proinfra)” de Fortaleza, capital do Ceará (na categoria de Cidades Grandes).

Cidades grandes: Programa de Infraestrutura em Educação e Saneamento  (Proinfra) – Fortaleza, Ceará

Com uma população de 2,6 milhões de habitantes, Fortaleza é a capital do Ceará. Na edição de 2021 do Prêmio, a cidade obteve sucesso com o Plano Municipal de Caminhabilidade (PMCFor) como projeto vencedor. Um notável destaque foi o projeto do Programa de Infraestrutura em Educação e Saneamento (Proinfra), que resultou na urbanização de mais de mil ruas. Esse programa englobou a construção de um sistema de drenagem, com galerias e bocas de lobo, bem como a pavimentação utilizando piso intertravado e a criação de novas calçadas.

O principal objetivo do Proinfra é transformar ruas da periferia da cidade. Foto: Prefeitura de Fortaleza

Essa iniciativa trabalha para possibilitar e impulsionar o aprimoramento das condições de mobilidade a pé para os habitantes locais, com um foco especial em grupos como crianças, idosos, pessoas com mobilidade limitada e aqueles com deficiências. Além do impacto positivo nas oportunidades de caminhar, a ação também contribui para aprimorar as condições higiênicas, a infraestrutura e os serviços essenciais para a população.

Hannah Machado, uma das juradas do prêmio, destacou a notável abrangência do projeto, que concentra seus esforços em áreas frequentemente marginalizadas, beneficiando comunidades e grupos que enfrentam vulnerabilidade. Essa amplitude resulta em um impacto significativo. Hannah também ressaltou que a iniciativa não apenas envolve participação social, mas também promove a contratação de mão de obra local, garantindo assim um envolvimento mais profundo e a aceitação da comunidade.