Você conhece o Ciclomapa? A plataforma, criada pela UCB – União de Ciclistas do Brasil em parceria com o ITDP Brasil, disponibiliza dados de infraestrutura cicloviária com o objetivo de auxiliar na incidência de políticas públicas para melhorar a mobilidade por bicicleta. A ferramenta conta com uma rede de colaboradores voluntários que mapeiam a infraestrutura da cidade onde moram utilizando o OpenStreetMap (OSM).
Com o objetivo de apoiar o mapeamento das cidades, ambas organizações elaboraram uma série de 4 vídeos no formato de tutorial para auxiliar este processo. Caso o mapa da sua cidade não esteja completo, assista aos vídeos abaixo e entenda como editar, corrigir ou adicionar infraestruturas cicloviárias da sua cidade ou de outra que você tenha conhecimento. Os dados são atualizados instantaneamente na base do OpenStreetMaps e aparecem no CicloMapa sempre que o usuário requisitar. Também é possível baixar os dados das cidades para fazer análises, comparações, pesquisas, dentre outras finalidades. Assista:
O número de quilômetros de ciclovias, ciclofaixas, ciclorrotas e calçadas compartilhadas mapeados no OSM cresceu 25% desde o lançamento da ferramenta e incentivamos que mais pessoas participem da iniciativa. Saiba como mapear a infraestrutura da sua cidade: https://bit.ly/3LiMYtl.
Através desse mapeamento é possível, por exemplo, calcular o indicador que mostra quantas pessoas moram perto de infraestruturas cicloviárias nas capitais brasileiras (PNB, do inglês people near bike lanes).
Essas e outras informações relacionadas ao Ciclomapa e a indicadores de mobilidade urbana, você confere no Ciclomapa.org.br e na MobiliDADOS. https://mobilidados.org.br/