A inclusão da bicicleta nos deslocamentos urbanos deve ser considerada elemento fundamental para a implantação do conceito de Mobilidade Urbana para construção de cidades sustentáveis, como forma de redução do custo da mobilidade das pessoas e da degradação do meio ambiente. Sua integração aos modos coletivos de transporte é possível, principalmente com os sistemas de alta capacidade, o que já tem ocorrido, mesmo que espontaneamente, em muitas grandes cidades.

O uso crescente da bicicleta como meio de transporte não somente para atividades de lazer, mas por motivo de trabalho e estudo, demanda que seja dado a este modo de transporte o tratamento adequado ao papel que ele desempenha nos deslocamentos urbanos de milhares de pessoas. Isto exige políticas públicas específicas que devem ser implementadas pelas três esferas de governo.

Para apoiar os municípios no desenvolvimento desse modal, reunimos  aqui alguns materiais:

  • Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito: elaborado pela Câmara Temática de Engenharia de Tráfego e Sinalização de Trânsito, abrange as sinalizações verticais e horizontais, dispositivos auxiliares, sinalização semafórica e sinalização temporária determinadas pela Resolução CONTRAN no 160, de 22 de abril de 2004. O volume VIII trata especificamente de sinalização cicloviária. (2021)

  • Caderno de Referência para elaboração de Plano de Mobilidade por Bicicleta nas Cidades:  O objetivo da publicação é fornecer subsídios a municípios envolvidos na implantação de planos cicloviários, integrados a modos existentes e formando com eles redes de transporte. No primeiro capítulo, um quadro geral dos programas, ações e resultados da política de mobilidade implementada pela Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana. Em seguida, no capítulo 2, um apanhado histórico sobre o uso e o reconhecimento da bicicleta como transporte no país, com orientações para o planejamento da circulação cicloviária. O caderno fornece ainda elementos para a elaboração de projetos cicloviários e, no último capítulo, aborda a importância de integrar as bicicletas a modos coletivos de transporte, sobretudo para permitir deslocamentos maiores. (2007)

  • Caderno Técnico para Projetos de Mobilidade Urbana – Transporte Ativo: aborda os meios de transporte que dependem da propulsão humana. Apresenta os critérios gerais para a implantação de infraestrutura adequada – calçadas, ciclovias e ciclofaixas – e que garanta segurança e acessibilidade a todas as pessoas. Ao compilar normas técnicas e referências bibliográficas, o caderno oferece subsídios para a concepção, avaliação e aprovação de projetos voltados à infraestrutura qualificada dos meios de transporte ativo. (2016)

  • Cartilha do Ciclista: reúne informações sobre legislação, sinalização e segurança, num esforço para que as bicicletas possam circular em harmonia com pedestres, carros, motocicletas, ônibus, metrôs e caminhões.

  • Manual de bicicletários: Partindo do modelo do bicicletário de Mauá, criado e administrado pela ASCOBIKE — Associação dos Condutores de Bicicletas de Mauá —, este manual disponibiliza o conhecimento adquirido na rotina diária deste estacionamento para bicicletas a fim de melhor atender os ciclistas e como forma de promover o uso da bicicleta enquanto
    meio de transporte