A rua mais inclinada do mundo reconhecida pelo Guinness World Records é a Baldwin Street, localizada em Dunedin, na Nova Zelândia. A rua possui uma inclinação máxima de aproximadamente 35%, o que significa que a cada 2,86 metros percorridos horizontalmente, há um aumento de 1 metro na altitude.

Seu comprimento é de 350 metros. O trecho inferior apresenta uma rampa de greide moderado, mas sua parte superior tem uma rampa extremamente íngreme. Por isso, enquanto o trecho menos inclinado é asfaltado o outro é pavimentado com concreto, pois o asfalto poderia chegar a escorrer em dias quentes.

O trecho com maior inclinação apresenta uma taxa de 1 : 2,86, o que significa que para cada 2,86 metros percorridos horizontalmente, é necessário vencer 1 metro na vertical. Essa taxa corresponde a uma rampa de 35%, ou a um ângulo de 19o.

Para efeito de comparação, recomenda-se que a rampa máxima seja de 8% para vias arteriais, 12% para coletoras e 15% para ruas locais.

A Baldwin Street é um destino turístico popular, com muitos visitantes desafiando-se a subir e descer a íngreme via. A inclinação pronunciada da rua apresenta desafios interessantes para os moradores locais, como a manutenção de jardins e a segurança durante períodos de neve ou chuva.

Essa rua pitoresca tornou-se um símbolo de Dunedin e uma atração única para os turistas que visitam a região em busca de experiências incomuns.

Exemplos brasileiros

Identificamos situações parecidas em nosso país, na região do vale do Rio do Peixe, em Santa Catarina. O crescimento dos municípios teve início, em grande maioria, às margens do Rio do Peixe, expandindo para as vertentes montanhosas que costeiam o vale. Por este motivo, uma quantidade considerável das vias urbanas secundárias possuem inclinações elevadas (acima de 20%).

Para essas situações o pavimento urbano de concreto tem se mostrado como a solução viável.

 

Joaçaba – SC

 

Outro exemplo é o município de Jequié na Bahia, que tem superado os desafios da pavimentação urbana em vias íngremes.