*com informações do portal ECOD / Fotos: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Bastou pouco mais de um mês de instalação do programa Bike Brasília para ficar claro que pedalar de magrela virou um dos mais novos programas dos brasilienses nos fins de semana.

Fotos: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Fotos: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Atualmente com 20 estações, o programa que disponibiliza bicicletas para a população de forma compartilhada tem se mostrado mais eficaz e desejado do que se imaginava. De acordo com a Secretaria de Governo do Distrito federal, foram feitas mais de 12 mil viagens por toda a cidade e cerca de 20 mil cadastros no sistema desde a inauguração do projeto, em maio. Até o fim de julho, a capital federal ganhará 20 novos pontos.

Em matéria veiculada no jornal Bom dia DF, da rede Globo,um representante do programa Bike Brasília explica que o serviço não ficará limitado apenas à cidade, e deverá ser expandido a outros municípios do Distrito Federal.

Para usar a bicicleta, o interessado precisa fazer um cadastro na página da Bike Brasília na internet, informando o número da carteira da identidade, do CPF, do telefone celular e o endereço. Além disso, é preciso pagar uma taxa anual de R$ 10. Na hora de passear, a bike pode ser alugada por meio de aplicativo para iPhone, Android e Windows Phone, ou pelo telefone 4003-9846.

bicicleta-ecodA expectativa é a de que, até o fim de julho, sejam instaladas mais 20 estações de compartilhamento, com mais 200 bicicletas disponíveis – totalizando 40 estações e 400 bikes.

No celular ou na ligação, basta digitar o número da estação onde a bicicleta será retirada e número da posição da bike. Em seguida, basta confirmar a operação e retirar a bicicleta quando uma luz verde acender e um sinal sonoro for emitido. Para devolvê-la, a pessoa tem de encaixá-la em uma posição disponível e verificar se a bicicleta está devidamente travada.

Pausa necessária

A bicicleta pode ser usada por uma hora. Depois desse período, o ciclista tem de esperar 15 minutos para usá-la novamente, por mais uma hora. Se não fizer essa pausa, terá de pagar R$ 5 por hora excedente.

bike-brasilia-ecodNo último dia 21, dez novos pontos de compartilhamento das bikes foram inaugurados em Brasília: na Rodoviária do Plano Piloto (agora com três estações), no Centro Empresarial Brasil 21, no Setor Bancário Sul, no Setor de Abastecimento Sul, no Setor Comercial Sul (duas estações), no Setor de Rádio e TV Sul e no Setor Comercial Norte, também com duas estações.

Espalhadas em 20 pontos da cidade, as estações de compartilhamento oferecem 200 bicicletas. A expectativa é a de que, até o fim de julho, sejam instaladas mais 20 estações de compartilhamento, com mais 200 bicicletas disponíveis – totalizando 40 estações e 400 bikes.