A cidade de Piracicaba está prestes a passar por uma grande mudança nas suas vias públicas. O prefeito Luciano Almeida anunciou recentemente a abertura de licitação para a recuperação de 120 km de pavimentos, sendo 45 km com o inovador Pavimento Urbano de Concreto. A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SEMUTTRAN) explicou que a escolha pelo concreto foi estratégica, pois tem uma vida útil que supera os 20 anos, enquanto o asfalto dura em média apenas cinco anos.

Além da durabilidade estendida, o pavimento de concreto não sofre deformações como o pavimento asfáltico, evitando buracos e borrachudos e facilitando a manutenção. Essa tecnologia foi estudada pela prefeitura em parceria com a ABCP e ABESC, e os recursos para implementá-la já estão garantidos no PPA (Plano Plurianual) sob a nomenclatura “Pavimento Vida Longa”. A cidade de Piracicaba está pronta para dar um salto na qualidade das suas vias públicas.

A prefeitura de Piracicaba vem estudando tecnologias com a ABCP há alguns anos, e dada a oportunidade buscou a viabilização do sistema em concreto por entender a sua potencial durabilidade. Ricardo Moschetti – Gerente Regional ABCP|SP