6Através do programa Soluções para Cidades, técnicos da Prefeitura de Mesquita-RJ tiveram a oportunidade de conhecer de perto a realidade e as dificuldades de deficientes visuais, cadeirantes e outros portadores de necessidades especiais ao transitar pelas ruas das cidades brasileiras.

Parte do projeto Mobilidade Urbana – Programa Calçada Acessível, a capacitação é resultado de um esforço conjunto do Programa Soluções para Cidades, da ABCP, além de outros parceiros, junto às prefeituras dos municípios.

Durante dois dias, técnicos e administradores ligados à Secretaria Municipal de Urbanismo do município – SEMURB estudaram o tema a fundo e ainda vivenciaram na pele todas as dificuldades dos portadores de necessidades.

O Workshop de Capacitação Técnica, como é chamado, é uma das etapas de um projeto ainda maior, que visa aprimorar os conhecimentos e promover o desenvolvimento de políticas mais adequadas para a questão da mobilidade e da qualidade de calçadas, passeios, praças e espaços públicos com circulação de pessoas.

Atualmente, todos os projetos elaborados pela SEMURB em Mesquita-RJ atendem às normas de acessibilidade, e a vivência auxilia no processo de compreensão do tema. Ao priorizar a livre circulação da população, o município ganha em qualidade de vida, segurança e valorização dos espaços públicos.

Veja mais fotos da vivência:

Imagens: Nathália Tavares – Prefeitura Municipal de Mesquita – RJ