Segundo dados da ONU, até 2050, 75% da população estará vivendo nas cidades. Para absorver o crescimento de forma compacta e densa, as áreas urbanas têm que crescer verticalmente (adensamento), ao invés de horizontalmente (espraiamento).

O adensamento urbano, focado na integração do transporte sustentável ao planejamento de uso do solo, é um dos princípios fundamentais do Desenvolvimento Orientado ao Transporte (TOD), que estimula uma ocupação mais compacta e com uso misto do solo, distâncias curtas a pé e próxima a estações de transporte de alta capacidade.

O adensamento urbano, atrelado à aplicação dos demais princípios do Desenvolvimento Orientado ao Transporte, leva a ruas mais ativas, vibrantes, seguras e boas de se viver. Uma ocupação mais densa oferece às pessoas uma maior gama de serviços, estimulando o comércio local. Como mostram desejáveis bairros no mundo, a vida em áreas densas pode ser muito atraente.

Saiba mais no vídeo produzido pelo ITDP e pela StreetFilms sobre o adensamento urbano e como ele é fundamental para o desenvolvimento urbano sustentável.

do ITDP