O programa “Todos al Parque” é uma iniciativa estratégica que visa recuperar, ativar e gerar espaços públicos verdes abertos para o distrito de Barranquilla. O objetivo principal da estratégia é melhorar a qualidade de vida dos cidadãos através da recuperação dos parques já existentes, ativação e manutenção correspondentes, e da geração de novos espaços públicos abertos.

Durante a fase preliminar e as seis fases seguintes, foram realizadas intervenções em mais de 1 milhão de metros quadrados em 258 espaços urbanos recuperados em toda a cidade. Essas intervenções foram distribuídas de forma equitativa pela cidade, visando beneficiar a maioria da população. O investimento acumulado nas diferentes fases chega a um total de mais de $186 bilhões de pesos, em um período de execução de cinco anos e dois mandatos de prefeito.

O sucesso do programa “Todos al Parque” é resultado da colaboração entre a comunidade e a prefeitura. A comunidade tem um papel fundamental no programa, participando do design inicial do espaço público, verificando a qualidade das obras antes da entrega e sendo a principal beneficiária desses espaços públicos. Isso criou um sentimento de apropriação dos parques pelos cidadãos, que se tornaram responsáveis pela sua manutenção e cuidado, relatando quando é necessário um reparo.

Em resumo, o programa “Todos al Parque” é um exemplo bem-sucedido de como uma colaboração eficaz entre a comunidade e a prefeitura pode resultar em intervenções públicas que melhoram significativamente a qualidade de vida dos cidadãos.

Para saber mais:

Todos al parque – Relatório completo

 

Manual de espaços públicos