Do The City Fix Brasil

O site This Big City apresenta dez iniciativas sustentáveis pensadas para a cidade, que aparecem originalmente no catálogo da organização dinamarquesa Sustainia. C

1.  Bairros de Resiliência Climática

A cidade de Copenhague quer criar um bairro adaptado a mudanças climáticas no distrito de Østerbro. Na região do chamado “Klimakvater” (bairro climático), os planejadores querem preparar a cidade para o regime de chuvas e para isto estão desenvolvendo soluções ecológicas desde o nível das ruas. As melhoras criam espaços urbanos exuberantes e ao mesmo tempo canaliza a água das chuvas para longe dos edifícios. As soluções estão sendo desenvolvidas em colaboração com os residentes locais e o público que circula pelo bairro.

2.  Dinâmica dos preços de estacionamento

A empresa SFpark, pioneira na gestão de estacionamentos, trabalha em São Francisco com a adequação dos preços segundo a demanda. Segundo o lema “Dirija menos, viva mais”, a SFpark gere a busca por vagas de estacionamento mediante a dados coletados em tempo real, acessíveis pelos motoristas pela internet. O objetivo é reduzir as paradas em fila dupla e o tempo de circulação em busca de uma vaga.

3.  Compartilhamento de objetos

neighborgoods.net é uma rede social de compartilhamento de objetos. Porexemplo, se você precisa de uma escada, de um carrinho de mão ou de uma furadeira, o site facilita o contato com alguém perto de você que possa emprestar. Com um calendário de reservas, avisos automáticos e mensagens particulares entre usuários, o site também permite rastrear o proprietário e cada objeto.

neighbor-goods_bx4.  Iluminação inteligente

Tvilight combina hardware, um módulo diminuto que inclui sensores, conexão sem fio e um regulador de intensidade compatível com softwares de controle de iluminação pública. O sistema coordena postes, monitores de consumo de eletricidade e analisa os dados de tráfego. Assim, detecta a presença física de passantes e com base nela controle a intensidade da luz na área. As luzes se apagam nas horas de menor atividade, mas quando detectam um pedestre, bicicleta ou automóvel, se acendem.

5.  Redesenhando a cidade em tempo real

A luz natural é um recurso valioso para ser aproveitado nas cidades e um novo método de projeto é a otimização da distribuição de luz solar nas cidades para revitalizar os edifícios e bairros, reduzindo ainda mais o consumo de energia. O escritório Henning Larsen Architects desenvolveu um método de planejamento urbano sustentável que analisa sistematicamente mapeamentos da insolação das áreas urbanas e edifícios, implementando-o através de uma estratégia operacional para a reabilitação sustentável de habitações no âmbito da cidade.

6. Montería, Colômbia, uma cidade emergente que reduziu suas emissões de carbono

A cidade colombiana de Montería está cada vez mais exposta às mudanças climáticas, tais como chuvas fortes que provocam altos riscos de inundações.  Montería, Ciudad Verde 2019 é uma iniciativa pioneira da cidade latino-americana, que pretende reduzir as emissões de gases de efeito estufa atuais e futuros, melhorar a adaptação da cidade a mudanças climáticas e desenvolver o crescimento urbano sustentável. O plano consta de 26 medidas para enfrentar 15 desafios que visam reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 20% até 2019.

7. Metrobus de trânsito rápido

Projeto de mobilidade pioneiro da Cidade do México, Metrobus Linha 4, utiliza todos os componentes de um sistema bem sucedido de ônibus de trânsito rápido (BRT): pistas exclusivas, estações fechadas com acesso elevado e pago, os ônibus grandes possuem múltiplas portas, coleta de preços avançada e um desenho elegante. Inaugurado em abril de 2012, a Linha 4 de Metrobus atravessa o centro histórico da Cidade do México, com uma extensão até o aeroporto internacional. A Linha 4 foi projetada cuidadosamente para preservar a arquitetura colonial do centro histórico da cidade.

8. Refrigeração urbana em larga escala

Gotemburgo, Suécia, utiliza as águas do rio Gota Alv no sistema de refrigeração urbana em larga escala. Utilizando a combinação da água do rio para o pré-resfriamento e os resíduos de uma usina de incineração que são geridos para conduzir suas máquinas de absorção. Assim Gotemburgo reduziu consideravelmente as emissões de CO2 em comparação com os métodos de refrigeração convencionais. Os clientes recebem o benefício ambiental e refrigeração sustentável a um preço acessível.

9. Estação King’s Cross como um novo polo de desenvolvimento.

No coração de Londres, o projeto realizado na estação King’s Cross é a grande conquista da sustentabilidade e ao mesmo tempo um exemplo de proteção do patrimônio cultural. Os 66 acres (mais de 250 metros) do empreendimento cultural King’ s Cross representam a criação de uma nova parcela de Londres: 50 novos edifícios, 2.000 novas habitações, 20 novas ruas e 10 novos parques e espaços públicos. O patrimônio cultural da área se combinou muito bem à chamada “modernização”. A reutilização de edifícios e programas para criar habitações acessíveis é combinada à finalidade de proteger a diversidade social e cultural do patrimônio.

 King's Cross Station como novo espaço público.


King’s Cross Station como novo espaço público.

Por Natalia Barrientos Barría, via Plataforma Urbana. Tradução Naiane Marcon, ArchDaily Brasil.