No dia 08 de dezembro técnicos e profissionais das administrações municipais de 8 municípios do litoral e Vale do Paraíba participaram de um treinamento focado em uma questão cada vez mais importante: o tratamento dado aos espaços públicos.

curso_codivapMinistrado na cidade de Guararema-SP pela arquiteta Simone Gatti, o treinamento contou com a participação de 26 técnicos, de oito municípios da região.

Além de explicações teóricas, os participantes realizaram ainda uma visita técnica para conhecer as intervenções realizadas na cidade, conduzida pela Secretária de Planejamento Urbano Sandra Regina Olivieri.

O curso foi uma iniciativa do Codivap (Consórcio de Desenvolvimento Integrado do Vale do Paraíba), que reúne 44 municípios na região, e da ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland), através do programa Soluções para Cidades.

Manual-de-espacos-publicos

Simone Gatti é autora do Manual de Espaços Públicos, publicação que pode ser acessada e baixada aqui e utilizada livremente.

No curso, a urbanista mostrará alguns projetos que podem ser utilizados como referência aos profissionais, apresentando uma metodologia para que os presentes possam desenvolver seus projetos, considerando desde a identificação dos problemas até os potenciais da cidade e região.