Quando o assunto é mobilidade urbana e transporte cicloviário, a cidade de Porto Alegre é uma das principais referências nacionais em relação à mobilização e debate do tema.

O Programa Soluções para Cidades também participa destes debates, através de palestras, seminários e encontros voltados ao assunto, como ocorrido recentemente, durante o Fórum Social Mundial, e no Seminário Cidades Cicláveis, promovido pelo próprio programa.

No último Seminário, ocorrido em dezembro passado, apresentaram se a arquiteta Clarissa Folharini, com o tema “Ciclovias e Espaço Urbano em Pelotas”; o arquiteto Régulo Franquine Ferrari, coordenador de Projetos de Mobilidade da EPTC Porto Alegre, apresentando o “Plano Diretor Cicloviário de Porto Alegre” e a arquiteta Annie Dornelles Facó, assessora da Secretaria de Meio Ambiente do Rio de Janeiro, com o tema “Rio Capital das Bicicletas”.

Já no Fórum Social Mundial, ocorrido em janeiro, além destas palestras ocorreram ainda apresentações de João Fontini Albano, doutor em Sistema de Transporte e Logística e professor da Ufrgs, abordando as questões de trânsito e como isso afeta a circulação das bicicletas; do diretor técnico da empresa Serttel, Peter Cabral, falando sobre as bicicletas públicas em Porto Alegre e no Brasil; e da arquiteta holandesa Renee Nycolaas, que trouze um relato da experiência da Holanda no uso das bicicletas. As apresentações aconteceram como parte de um fórum temático específico sobre o assunto.

Abaixo, fotos dos dois eventos, e dos cartazes de cada um: