Case integra acervo de Iniciativas Inspiradoras, que focam as boas práticas de Infraestrutura Urbana com uso do cimento

O projeto Soluções para Cidades, da ABCP, registrou recentemente uma nova iniciativa inspiradora para espaços urbanos em seu banco de conteúdos especializados. Trata-se do projeto “Rua para pedestres: a requalificação da Rua 14 de Julho, em Campo Grande”.

Sob o tema “O cimento transformando cidades – Cases de requalificação urbana”, a iniciativa foi um dos temas de um webinar do Concrete Show, apresentado ao vivo no dia 19/08, em uma transmissão gratuita e aberta ao público. O projeto foi abordado por Catiana Sabadin, coordenadora do Programa Reviva Campo Grande, e Erika Mota, gerente de Cidades da ABCP.

O webinário promovido pelo Concrete Show contou ainda com Anamaria de Aragão, coordenadora de Projetos da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Brasília, que discorreu sobre os novos projetos de requalificação urbana em Brasília: Avenida W3 sul e Setor Hospitalar Local Sul – SHLS.

SOBRE O CASE DE CAMPO GRANDE

“Buscamos, no Brasil, casos que possam inspirar outras municipalidades. A Rua 14 de Julho em Campo Grande é um desses exemplos”, explica Erika Mota. Segundo ela, “há muitos anos a ABCP participa da promoção de discussões, proposições técnicas e capacitação junto às prefeituras. Em Campo Grande, tivemos a oportunidade de promover junto ao CREA, IAB e Instituto de Engenharia o Seminário de Calçadas e Acessibilidade (2008), que contribuiu para o desenvolvimento do Guia Prático para Construção de Calçadas de Campo Grande. Desde então acompanhamos as ações do município e foi com muita satisfação que vimos surgir um projeto tão completo, cujo investimento em infraestrutura contribui para a dinamização da economia e requalificação dos espaços públicos, pensando de forma integral, mobilidade, acessibilidade e oferta habitacional”, acrescenta.

SOBRE OS CASES

As Iniciativas Inspiradoras, do programa Soluções para Cidades /ABCP, tratam da sistematização de experiências que possam inspirar técnicos e gestores públicos no desenvolvimento de boas práticas de infraestrutura urbana. O objetivo é instrumentalizar os municípios, a partir de exemplos, de modo a compreender os passos dados, parcerias estabelecidas e os resultados das intervenções. Contribui para que uma iniciativa não comece do zero, de forma que o gestor possa aprender com os erros e principalmente acertos de outra cidade. Mas, acima de tudo, o programa mostra que as boas iniciativas não são inalcançáveis.

Acesse aqui a Iniciativa Inspiradora “Rua para pedestres: a requalificação da Rua 14 de Julho, em Campo Grande-MS” e saiba mais sobre esta iniciativa.