O município de Seropédica-RJ, realiza as reuniões em busca de um futuro com mais acessibilidade e sustentabilidade para seus cidadãos

Você já ouviu falar das Charrete Meetings? São reuniões que têm como ponto principal o planejamento de desenvolvimento de uma cidade pensando não apenas nos problemas e situações do presente mas, fundamentalmente, no desenvolvimento do município para as próximas décadas, pensando sempre 30 a 40 anos à frente. A Charrete Metting é um sistema de projeto colaborativo que criará uma nova imagem para a cidade de Seropédica, atraindo novas oportunidades de negócios e investimentos para o desenvolvimento da Baixada Fluminense.

Com a consultoria do arquiteto e paisagista gaúcho Guilherme Takeda, que ministrou uma palestra aos prefeitos e representantes de diversos municípios da região de Seropédica-RJ, durante o 3º Seminário de Acessibilidade Urbana – encontro que envolveu conjuntamente poder público, universidades e entidades –, a cidade foi escolhida como município piloto para a implantação do programa Calçada Acessível, que depois será levado a outros municípios da região.

O Programa Calçada Acessível – Projeto Mobilidade Urbana surgiu em 2010, fruto da iniciativa da parceria entre a FIRJAN e a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) e conta com o apoio do Ministério das Cidades, Núcleo Pró-acesso da FAU/UFRJ (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro), o CREA-RJ, Sincocimo, Sinduscon-Rio e a Bloco Brasil.

Realizado no período de dois anos (2010 a 2012), o programa foi desenvolvido em nove municípios da Baixada Fluminense (Queimados, Itaguaí, Nova Iguaçu, Nilópolis, Japeri, Paracambi, Mesquita, Mangaratiba e Seropédica), da Área I da Firjan no Estado do Rio de Janeiro.

O objetivo da ação é orientar todos os envolvidos no processo de melhoria da qualidade das calçadas, com padronização e acessibilidade, visando a inclusão e a melhor qualidade de vida para todo cidadão, segundo os princípios do desenho universal e trocar experiências sobre acessibilidade nas calçadas. O foco são profissionais como os técnicos das prefeituras – como engenheiros, arquitetos e gestores públicos; lideranças dos Conselhos Municipais dos Direitos das Pessoas com Deficiência e do Idoso dos municípios; envolvidos e responsáveis pela elaboração de projetos e obras e que atuam na formulação de políticas públicas de acessibilidade.

E em continuidade ao Programa Calçada Acessível – Projeto Mobilidade Urbana a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) e a Firjan juntamente com a Prefeitura de Seropédica estão desenvolvendo através da ferramenta “CHARRETTE MEETING” projetos para o futuro do município. A atividade é um processo colaborativo para o estudo e soluções de uma cidade, e um desdobramento do Programa Calçada Acessível, após o último seminário realizado em agosto de 2012.

Abaixo, algumas fotos das reuniões: