rolve_SXC_bxA mobilidade urbana será debatida em Curitiba nos dias 9 e 10 de abril no seminário internacional Uso do Automóvel na Cidade, evento promovido pela Prefeitura de Curitiba em parceria com Universidade Positivo, Grupo GRPcom, Associação Comercial do Paraná e Renault do Brasil.

Especialistas, estudiosos e representantes do poder público, da academia, da indústria e da sociedade em geral participarão do seminário, que terá palestra magna de Victor Etgens, diretor de pesquisa do Instituto Vedecom e professor da Universidade de Versailles, na França, que abrirá o evento para apresentações e debates com profissionais renomados na área de mobilidade urbana e sustentabilidade como o urbanista Jaime Lerner, Jean Grebèrt (Renault) e Paulo Cesar Waidzik (2IT – Incubadora de Inovação Tecnológica).

O evento acontecerá no Salão de Atos do Parque Barigui e promoverá discussões no formato de painéis, fomentando a interação dos diversos setores envolvidos. O objetivo é criar um ambiente favorável à geração de ideias inovadoras, soluções alternativas ao uso do automóvel e propostas que contribuam para a melhoria da qualidade de vida, que possam ser implementadas pelas cidades no mundo.

Alguns dos temas que estarão em debate são: veículos elétricos, compartilhamento de veículos, carona solidária, faixas exclusiva para veículos com três ou mais passageiros, restrição e regulamentação de estacionamentos, entre outras.

No seminário, será aberto um concurso que receberá propostas inovadoras que possam ser aplicadas na prática em Curitiba. A Prefeitura dará premiações para as soluções mais bem avaliadas. Ainda durante o evento, será lançado o lançado o livro “O Automóvel, o Planejamento Urbano e a Crise das Cidades”, do jornalista Raimundo Caruso.

Informações sobre inscrições do seminário internacional serão divulgadas em breve no site da Prefeitura (www.curitiba.pr.gov.br).