O Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Seduh (Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação) e da Secretaria de Obras e Infraestrutura, vem desenvolvendo uma série de projetos de requalificação urbana em áreas nobres do Plano Piloto e da avenida Hélio Prates. O objetivo é valorizar as áreas através do conceito da universalização do acesso.

Esses projetos seguiram o Guia de Urbanização adotado pelo GDF, que contempla diversas soluções como pavimento intertravado (estacionamentos), placas cimentícias de alta resistência (áreas de calçadas), traffic calming (faixas de pedestres) e alguns equipamentos urbanos. Além dessas, outras intervenções mereceram destaque em 2021. São elas:

W3 Sul

Lojistas apontam que o investimento nas calçadas, da avenida comercial mais antiga da capital federal, proporcionou o aumento de fluxo de consumidores e geração de empregos.

Setor Hospitalar Sul

O Setor Hospitalar Sul em Brasília – DF passou por uma revitalização nos últimos anos. O foco foi organizar o trânsito local e melhorar a acessibilidade.

Agora as calçadas contam com piso tátil para os deficientes visuais, nivelamento para pessoas com dificuldade de locomoção e os quiosques de alimentação têm cobertura para proteção contra chuva e sol.

Setor Rádio e TV Sul

Diversas obras e intervenções arquitetônicas foram feitas para recuperar esse patrimônio da capital, região por onde passam cerca de 40 mil pessoas diariamente, com o intuito de melhorar o acesso das pessoas e o tráfego de veículos. Foi uma completa reurbanização, que contou com a ampliação e organização dos espaços.

Foram criadas vagas de estacionamento, alguns quilômetros de calçadas foram construídos ou recuperados e o paisagismo é todo novo, com novas praças e área livres. Bicicletas também foram lembradas, com a instalação de 36 paraciclos, as estruturas metálicas que permitem apoiar e trancar as bicicletas com segurança.

“As obras proporcionaram melhorias na acessibilidade, organização do trânsito, solução das ocupações irregulares de área pública, estacionamentos e segurança para facilitar o acesso aos estabelecimentos em funcionamento na região”, avalia a administradora do Plano Piloto, Ilka Teodoro.

 

Conteúdo relacionado

Palestra da arquiteta e urbanista Anamaria Aragão, que falou sobre os projetos que vem sendo implantados na capital federal, abordando a importância da estética e funcionalidade dos artefatos.