Este ano, prêmio é voltado para propostas que ajudem a resolver os problemas de habitações já existentes em áreas de risco

18/07/2012

A Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) e a unidade paulista do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB/SP), com o apoio do Instituto Geológico – Secretaria Estadual do Meio Ambiente, lançam a edição 2012 do Prêmio Soluções para Cidades, que deverá contemplar as melhores propostas elaboradas por estudantes de graduação em Arquitetura e Urbanismo.

Para participar, os alunos precisam estar regularmente matriculados em faculdades brasileiras, e também devem ser orientados por um professor da área, usando sistemas construtivos à base cimento portland.

 

Apresentação

Esta terceira edição do Prêmio é mais uma iniciativa do Programa Soluções para Cidades desenvolvido pela ABCP. O objetivo do Programa é apoiar os municípios na efetivação de intervenções que qualifiquem e acelerem o desenvolvimento urbano nas áreas de Habitação, Mobilidade e Saneamento.

Este ano o tema da Habitação de Interesse Social foi o escolhido, pela atualidade da discussão que coloca de um lado o déficit habitacional brasileiro e por outro a política habitacional em vigor no país. A intenção é buscar soluções para uma questão importante: como atuar para eliminar o risco em áreas já habitadas em diversas cidades brasileiras, como encostas de morro, espaços de grande vulnerabilidade.

Tendo em vista que a qualidade do projeto arquitetônico e urbanístico de Habitação de Interesse Social é fundamental na produção e desenvolvimento sustentável das cidades, esse Concurso Nacional para Estudantes de Arquitetura e Urbanismo visa contribuir tecnicamente, apresentando soluções inovadoras e viáveis dentro do contexto sócio econômico e ambiental apresentado.

Alem da proposta de implantação das habitações deverão ser contempladas estruturas de contenção e manejo de águas, e equipamentos de apoio aos moradores como esporte, lazer e comercio.

Para fazer download do edital e bases do concurso, clique aqui.