Com informações do site Prefeito Empreendedor

O Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor visa reconhecer o trabalho das administrações municipais que promovem o desenvolvimento econômico e social de seus municípios por meio do incentivo aos pequenos negócios locais

O objetivo do Sebrae com a premiação é consolidar a inserção do empreendedorismo na agenda da gestão municipal, a exemplo da saúde, da educação, da segurança e da infraestrutura. “Não podemos nos esquecer que as micro e pequenas empresas são as grandes campeãs de geração e distribuição de renda no Brasil”, afirma o presidente do Sebrae, Luiz Barretto.

Ele ainda destaca que o faturamento das micro e pequenas empresas com o fornecimento de produtos e serviços para as prefeituras municipais pode chegar a cerca de R$ 55 bilhões por ano, caso todos os 5.570 municípios brasileiros passem a adotar tratamento diferenciado aos pequenos negócios nas licitações públicas, como é previsto na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.

O prazo de inscrição varia em cada estado e está disponível no site do Prêmio em www.prefeitoempreendedor.sebrae.com.br .

Os trabalhos inscritos devem focar uma ou mais áreas de atuação. Para ampliar ainda mais as participações, dessa vez a inscrição será por projeto e não mais por conjunto de ações. O Sebrae também elaborou um formulário de inscrição mais simples, objetivo, fácil e rápido de preencher . Além disso, foi aprimorado o processo de julgamento para aumentar a segurança na escolha dos futuros vencedores.

Ao chegar à 8ª edição, o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor já acumula 55 premiados a nível nacional e mais de 4,5 mil participantes. De acordo com o Sebrae, a gratificação é ver os projetos premiados serem copiados e disseminados por outras prefeituras.

Neste ano, a premiação traz duas novidades. Além da categoria Novos Projetos, que é o reconhecimento apenas da ideia e não da execução, a segunda novidade é a categoria de projetos voltados para a Copa do Mundo e às Olimpíadas de 2016. Todos os municípios podem concorrer. O objetivo é mostrar que muitos prefeitos desenvolveram propostas relacionadas a estes eventos.