A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), está investindo na aplicação de uma nova tecnologia de sinalização para piso tátil direcional.

Com o objetivo de evitar gastos e a desestruturação do concreto das calçadas, está sendo utilizado material desenvolvido com metilmetacrilato, produto composto de plástico a frio, com alta resistência e durabilidade, que permite uma instalação rápida, limpa, com ótima aderência, além de manter a preservação do calçamento.

Até o momento, a SMPED viabilizou a instalação de mais de 100 mil metros lineares do piso tátil feitos com o novo material em ruas da Vila Mariana, Vila Clementino e no Vale do Anhangabaú.

 

“Estamos abertos a novas tecnologias de sinalização visual e tátil, buscando evitar gastos e a desestruturação do concreto das calçadas. Além de mais econômico, esse material tem maior durabilidade e os testes realizados por pessoas com deficiência visual apontaram que a superfície é segura e, por ser plana, não causa incômodo para quem anda”, disse Silvia Grecco – Secretária municipal da Pessoa com Deficiência da cidade de São Paulo.

O piso tátil direcional apresenta como relevo faixas paralelas que indicam o caminho que a pessoa com deficiência visual deve fazer para chegar aos locais.

Em 2020, a Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA), órgão vinculado à SMPED, realizou testes para aplicação do piso junto com pessoas com deficiência visual e técnicos responsáveis pelo desenvolvimento da nova tecnologia. Os testes foram realizados no bairro da Vila Clementino, onde há maior fluxo de pedestres com deficiência visual e possui grandes rotas com calçadas de concreto.

 

Logo após os testes, a CPA lançou a resolução CPA/SMPED/028/2020 – validando esta técnica de sinalização tátil e visual no piso, com relevos de plástico a frio à base de resina reativa de metilmetacrilato, resina esta, com critérios e parâmetros definidos na Norma Brasileira ABNT NBR 15.870, aplicados por extrusão diretamente no revestimento de calçada ou vias de pedestres executadas em concreto liso ou outros revestimentos com característica superficial similar.

“Foi muito importante para CPA participar desta inovação de piso tátil, por ser de fácil aplicação e de forma sustentável, uma vez que não necessita quebrar o piso da calçada existente, irá possibilitar o seu uso de forma rápida e prática nas cidades, concretizando assim, este importante auxílio à mobilidade das pessoas com deficiência visual”, disse Silvana Cambiaghi, presidente da Comissão Permanente de Acessibilidade.

 

“As calçadas em concreto fizeram o casamento perfeito com o sistema Podotátil”, explica Jorge Capela, sócio administrador da empresa desenvolvedora do piso – Sinalta Propista.

 

Conheça a RESOLUÇÃO CPA/SMPED/028/2020 na íntegra.

Para saber mais sobre a norma de Acessibilidade:

ABNT NBR 16537:2016

 

ABNT NBR 9050:2020