Mais rápido, mais barato e mais duradouro. Essas são as oportunidades da pavimentação com concreto usinado, um tipo de obra de urbanização bastante usada em estados do Sul do país e  que está começando a ser utilizado em Penha, Santa Catarina.

Sete ruas do município já receberam – ou estão recebendo – essa benfeitoria nos últimos meses: Pedro Domiciano Pereira, Nicolau dos Santos e Salvador Mateus, em Armação; Eduarda Paulina da Costa, no Gravatá; Vicente Bento, Antônio Maria e Dona Francisca, em Santa Lídia.

O engenheiro da Prefeitura de Penha, Orli Carlos Ferreira Junior, aponta as vantagens da solução no que pese a qualidade, durabilidade e rapidez na execução das vias. Salienta ainda a participação dos moradores no processo de cura do concreto, necessário para evitar o surgimento das fissuras no pavimento, e esclarece que é comum o aparecimento de algumas fissuras superficiais com o passar dos anos, todavia são de fácil reparo. O engenheiro afirma a necessidade de aprimoramento da tecnologia e já busca soluções para garantir a qualidade das obras.

O engenheiro Dejalma Frasson, da ABCP, tem atuado fortemente na região, com diversas ações de capacitação e orientação técnica por meio da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (AMFRI), com o objetivo de promover, incentivar e acima de tudo aprimorar o uso das soluções à base de cimento junto aos municípios associados, com destaque para as obras de pavimentação. Foram tratados temas como projeto e construção de pavimentos permeáveis, projeto e dimensionamento de pavimento urbano de concreto, além do seminário Soluções para Cidades: Ruas do Futuro.

 

Você pode conferir os vídeos  Treinamento  sobre projeto e dimensionamento de  Pavimento Urbano de Concreto aqui!

Parte 1:

Parte 2:

Parte 3: