Cena comum para quem caminha pela cidade de Fortaleza é de se deparar com um grande número de intervenções urbanas. São diversas as iniciativas, tais como a requalificação viária dos Corredores Turísticos da Capital, que prevê a interligação da região hoteleira da Cidade com o Aeroporto Internacional de Fortaleza. As avenidas Abolição, Desembargador Moreira, Dom Luís e Raul Barbosa serão contempladas com obras de urbanização e mobilidade, beneficiando os bairros Mucuripe, Meireles, Aldeota, Dionísio Torres, São João do Tauape e Aerolândia.

As vias contempladas pelo projeto receberão cerca de 11 km de nova pavimentação, melhorias voltadas à acessibilidade, sinalização, reforma do canteiro central, pavimento em concreto nos pontos de ônibus, calçadas, ciclofaixas, reforço na iluminação e projeto paisagístico.

A titular da Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), Manuela Nogueira, preocupada com a qualidade de execução dos pavimentos intertravados, solicitou apoio à engenheira Glécia Vieira, representante da ABCP no Ceará.

No dia 9 de outubro de 2020 foi realizado em parceria com a  BlocoBrasil, o curso Execução de Pavimentos Intertravados, abordando os seguintes tópicos: Requisitos para o intertravamento; Materiais; Execução das camadas; Inspeção final.

A capacitação contribui para a orientação  do corpo técnico da Prefeitura na verificação em campo, das condições para estabelecer o intertravamento, especificações de materiais e boas práticas executivas e de manutenção.

O curso foi ministrado pelo Engº Paulo Grossi da BlocoBrasil, com a participação da Engª Glécia Vieira da ABCP/CE e abertura foi realizada pela Secretaria de Infraestrutura Manuela Nogueira, com a participação dos coordenadores Noé Rebello e Cristiano Mamede e contou com a participação de mais 70 profissionais da SEINF (Secretaria de Infraestrutura de Fortaleza) e da CAGECE (Companhia de Água e Esgoto do Ceará).

Além da orientação técnica para a execução, é fundamental uma cadeia de produção alinhada com os objetivos da prefeitura, dessa forma, a ABCP auxiliou na qualificação dos fornecedores para atender às obras.

Você pode acompanhar a capacitação no link abaixo: