O Avanço Sustentável: Fortaleza Investe no Pavimento Intertravado de Concreto

Fortaleza tem se destacado nos últimos anos ao adotar o pavimento intertravado com blocos de concreto em suas vias. Essa escolha estratégica traz consigo uma série de benefícios notáveis.

Considerando a experiência adquirida pela Prefeitura, projetos viários recentes e iniciativas de pavimentação e drenagem têm priorizado o uso do pavimento intertravado. Essa preferência se deve, em parte, às variações periódicas e aos aumentos significativos nos preços dos insumos derivados de petróleo, utilizados em pavimentos asfálticos.

Além da questão econômica, a sustentabilidade também é um fator relevante. O pavimento intertravado com blocos de concreto oferece facilidade de manutenção, uma vez que os blocos podem ser reaproveitados em caso de intervenções subterrâneas, reduzindo custos e prazos.

Outro ponto positivo é o menor potencial de retenção de calor do pavimento intertravado. Sua coloração clara reflete os raios solares, minimizando a absorção de calor e ajudando a criar um ambiente mais fresco. Além disso, a manutenção da rugosidade ao longo do tempo garante a segurança no tráfego de veículos.

A população de Fortaleza tem reconhecido os benefícios desses pavimentos e, por isso, vem liderando a escolha desse tipo de solução nas áreas urbanas. A aceitação positiva impulsiona ainda mais a indústria local, que tem se dedicado a fornecer blocos intertravados de alta qualidade a preços competitivos.

Diante desse panorama, a Prefeitura de Fortaleza decidiu adotar uma medida significativa: todos os projetos viários da cidade serão concebidos para uso do pavimento intertravado com blocos de concreto. Essa decisão leva em conta as normas técnicas aplicáveis e visa estabelecer uma base sólida para o desenvolvimento urbano.

Nos casos de requalificação, serão realizados estudos técnicos e econômicos para avaliar a viabilidade da manutenção do pavimento existente ou a substituição pelo pavimento intertravado. Caso haja necessidade de utilizar outros tipos de pavimento, será exigido um relatório justificativo para análise e aprovação pela equipe técnica responsável.

A escolha do pavimento intertravado de concreto coloca Fortaleza em destaque como uma cidade comprometida com o desenvolvimento sustentável e a preservação ambiental. Essa iniciativa mostra o compromisso da cidade em buscar soluções inteligentes, duradouras e amigas do meio ambiente. Fortaleza está no caminho certo para construir um futuro urbano mais consciente e responsável.

 

Conheça a portaria na íntegra: Portaria 01512023