do Cau/BR

Formulário está disponível para preenchimento online

teresinajpgA mobilidade urbana em Teresina ganhará um grande aliado com o Plano Diretor de Ciclovias de Teresina. Através dele será possível estabelecer diretrizes que trarão melhorias no sistema viário, permitindo a integração entre os mais diversos meios de transporte. Parte do planejamento inclui a participação popular através do preenchimento de um formulário online.

A secretária executiva de Planejamento Urbano da Secretaria de Planejamento do Município, Constance Jacob, explica que o Plano Diretor Cicloviário simboliza a mudança que a atual gestão busca imprimir em Teresina: a da inversão de prioridades no trânsito. “Pela primeira vez em sua história, nossa cidade está sendo pensada também pela ótica do ciclista. Não só aquele que usa a bicicleta nos finais de semana, mas, principalmente, aqueles milhares de teresinenses que a utilizam diariamente, seja para ir e voltar ao trabalho, ou para suas atividades do dia a dia”, explica.

Uma das ferramentas do Planejamento é a participação da população. “A melhoria da convivência no trânsito e a inversão de prioridades com a valorização do pedestre, dos meios de transporte alternativos e do transporte público tem sido perseguida por nós desde o início da gestão. Precisamos ouvir esse usuário”, destaca Constance.

teresinajpg2O formulário encontra-se disponível através do link http://bit.ly/1B86z5B e pode ser preenchido por todos, inclusive, por quem não anda de bicicleta. O objetivo do Plano é traçar a malha cicloviária do município, prevendo a integração com as estações da Transbordo e interconectando a cidade, bem como promover uma melhor convivência entre motoristas, pedestres e ciclistas. “Nesse momento pretendemos ouvir a população para que possamos definir a melhor maneira de traçar essas rotas”, conclui a secretária executiva.