Obra possui recursos do PAC 2 e inclui, além da canalização dos córregos, construção de ciclovia e pistas de caminhada

O Parque Linear de Itu, considerado o maior projeto de manejo de águas pluviais do País, consiste na canalização de quase 10 quilômetros de córregos urbanos, além da implantação de pistas de caminhada, ciclovia, arborização e paisagismo, com 80 mil mudas de árvores sendo plantadas em toda a cidade.

A obra, realizada com recursos do PAC 2, tem custo estimado de R$ 95 milhões e também inclui a revitalização de dois piscinões, um no Jardim Faculdade e outro na Vila Gatti, cujas capacidades de retenção de água foram aumentadas em 50%. A iniciativa faz parte de um estudo realizado pela Prefeitura de Itu para atenuar as enchentes no perímetro urbano.

1_5Córregos
Dos três córregos a serem canalizados, Taboão, Brochado e Guaraú, um já está pronto e os outros dois se encontram em fase de finalização.

O córrego Taboão, o primeiro a ter as obras encerradas, nasce no Bairro Vila Leis, passa por dentro do Parque Ecológico Taboão, pelo Quartel de Itu, atravessa a Avenida Doutor Otaviano Pereira Mendes e se junta ao Córrego Brochado.

Com 60% da canalização terminada, o Brochado nasce no Jardim das Rosas, segue para o Jardim Faculdade e Vila Gatti, atravessa a Vila Santana, chegando até a antiga Estação Ferroviária e se encontra com o Córrego Taboão. Desta união, nasce o Córrego Guaraú, cuja canalização está 90% concluída. Ele segue para a cidade de Salto e se torna um afluente do Rio Tietê.

Do Portal G1