A Sedatu construiu o parque inundável ‘El Represo Colosio’; o projeto é um dos quatro finalistas do prêmio Mies Crown Hall Americas Prize Emerge 2022.

Por meio do Programa de Melhoramento Urbano (PMU), a Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Territorial e Urbano (Sedatu) construiu o parque inundável ‘El Represo Colosio’, em Nogales, Sonora. Este projeto está entre os quatro finalistas do prêmio Mies Crown Hall Americas Prize Emerge 2022.

Graças ao fato de El Represo Colosio ser um projeto sustentável que reduz os danos causados ​​pela chuva, a Sedatu está participando do prêmio Mies Crown Hall Americas, que reconhece as obras arquitetônicas mais destacadas da América.

Na área onde hoje se encontra o parque, havia um corpo d’água artificial, o que fez com que as pessoas se instalassem ao seu redor, uma vez que lhes abastecia de água; no entanto, com o passar do tempo, o terreno tornou-se irregular, e houve cada vez mais escoamento de águas pluviais, erosões e deslizamentos de terra, sem contar que, durante a estação chuvosa, causava inundações.

Com um investimento de 58 milhões de pesos (mdp), a Secretaria iniciou com as obras do parque inundável, o projeto tem dois objetivos principais: reduzir os efeitos que as casas da região têm em cada estação chuvosa; e, construir um espaço público, desportivo e recreativo.

Em 2019, a Taller Capital e a Faculdade de Arquitetura da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), com o apoio dos arquitetos Loreta Castro Reguera e José Pablo Ambrosi, iniciaram as obras do atual El Represo Colosio.

O trabalho consistiu em incluir o corpo d’água no ambiente que já se desenvolve ao seu redor. Os arquitetos fizeram as bordas da barragem através de gabiões preenchidos com pedra, definiram a área e o espaço que ela teria, projetando espaços por onde o escoamento da serra pudesse fluir.

A cada estação chuvosa, a Barragem será inundada, mas quando passar e o nível baixar, será um local de lazer. Para proteger a segurança e a mobilidade dos moradores, o fluxo pode ser atravessado por uma ponte, que não será afetada quando o parque for inundado.

Publicado originalmente em: www.centrourbano.com