O mobiliário urbano prescreve o espaço público e constitui um elemento essencial da identidade e da paisagem das cidades. Por décadas, o mobiliário urbano aderiu aos ditames da cultura, da arquitetura e do pensamento artístico e político de uma época. O concreto, em resposta a essas necessidades urbanas, apresenta-se como o material ideal graças às suas excelentes propriedades em termos de desempenho, resistência, durabilidade e suas infinitas possibilidades estéticas e formais de manuseio.

Mundialmente, o mobiliário urbano teve um importante desenvolvimento nos últimos anos, sendo um elemento essencial no planejamento urbano. Cidades como Barcelona ou Paris foram pioneiras nesta transformação, respeitando a harmonia estética do seu entorno com peças únicas onde a qualidade da construção e dos materiais está sempre presente. Nesse contexto, o concreto tem sido um dos materiais mais comuns para essas aplicações, utilizado na produção de bancos, balizadores, floreiras, latas de lixo etc., cada vez com misturas e aditivos de última geração que melhoram seu propriedades mecânicas e sua durabilidade ao longo do tempo.

Mobiliario Urbano en Barcelona

Mobiliário Urbano em Barcelona. Bancos sem encosto em concreto arquitetônico decapado e hidrofugado. Projeto: José Antonio Martínez Lapeña e Elías Torres. Fabricacção: Escofet. Fotografia: Diana Cárdenas.

 

Mobiliario Urbano en Barcelona

Mobiliário Urbano em Barcelona. Bancos sem encosto em concreto arquitetônico decapado e hidrofugado. Projeto: José Antonio Martínez Lapeña e Elías Torres. Fabricacção: Escofet. Fotografia: Diana Cárdenas.

No contexto colombiano há exemplos de cidades que promoveram o desenvolvimento do mobiliário urbano. É o caso de Bogotá e Medellín, que foram pioneiros em processos de transformação urbana baseados na construção de sistemas de mobilidade como o Transmilênio e o Metrô respectivamente, sendo fatos concretos que envolvem não apenas as vias, mas todo o espaço público e dos elementos que o compõem, da cidade e da paisagem.

Ambas as intervenções buscaram criar identidade por meio do design e dos materiais, priorizando aspectos como durabilidade e baixa manutenção, e nisso o concreto arquitetônico passou a ser o protagonista. Fatos como a intervenção do arquiteto Rogelio Salmona com a recuperação ambiental da Avenida Jiménez em Bogotá, na qual uma interessante pesquisa foi realizada com a ideia de desenvolver um concreto diferente do cinza nos elementos de mobiliário urbano (bancos, balizadores, etc)  que necessitaram  ser fabricados em concreto, devido ao seu custo e durabilidade.

Nesta procura por diferentes componentes, agregados naturais e cimentos brancos que conseguiram preservar a permanência de uma cor natural, foi possível desenvolver uma gama de concretos ocre que conseguiram dar uma identidade especial à intervenção na Avenida Jiménez e até ao trabalho do arquiteto Salmona. Nos últimos anos, houve uma importante transformação em termos de móveis em particular e a Colômbia não ficou imune a ela. As técnicas para a sua execução evoluíram tanto no desenvolvimento dos moldes como no próprio material, melhoradas radicalmente tanto na sua composição química como nos métodos de fundição.

Nesta transformação, o design e a arquitetura deram uma grande contribuição, reprojetando e readequando o material, estimulando sua evolução e propondo diferentes modos de uso, convidando o concreto a obter diferentes resultados estruturais, formais e táteis, oferecendo novas perspectivas e possibilidades de utilização ao setor da construção e pré-fabricação, destacando-se neste último campo a atuação de jovens e talentosos escritórios de arquitetura.

 

Avanços na tecnologia do concreto

Ejemplos de nuevas aplicaciones en concreto de color

Ejemplos de nuevas aplicaciones en concreto de color

Exemplos de novas aplicações em concreto colorido e arquitetônico em Medellín. Fotografia: Diana Cárdenas.

 

Hoje, são oferecidas diferentes soluções que apontam para a grande variedade de produtos de concreto especializados, com diferentes especificações, propriedades e componentes. Concretos que permitem dar novas formas, novos usos e expressões, graças ao desenvolvimento de aditivos e diferentes tipos de adições. Exemplos disso são concretos de alta e ultra-alta resistência (HPC-UHPC), concreto reforçado com fibras (FRC), concreto autoadensável (SCC), concreto fotocatalítico, entre outros.

Este desenvolvimento do concreto levou também a uma melhoria na qualidade dos móveis, criticada em alguns ambientes por apresentar complicações na manutenção, devido à alta porosidade das superfícies e à baixa resistência ao intemperismo que levaram a reparos improvisados ​​que prejudicaram o aparência e, com ela, a própria paisagem. Com esse avanço na tecnologia do concreto, excelentes resultados podem ser alcançados, devido ao cuidado, nos aspectos relacionados ao controle e às qualidades dos componentes do concreto, cada vez mais garantidos.

A maioria dessas vantagens se deve à incorporação de aditivos, fruto de pesquisas químicas na área de plastificantes, incorporadores de ar e aceleradores de pega que melhoram as propriedades mecânicas do material, evitando sua deterioração, facilitando sua manutenção e melhorando a qualidade das superfícies. O que dá origem a sistemas pré-fabricados, mais leves e, portanto, mais fáceis de transportar, manusear e colocar no local; peças que podem ser úteis em diferentes ambientes ao longo de sua vida e que permitem uma reabilitação eficaz, mesmo após vandalismo considerável.

O autoadensamento, que consiste na eliminação de requisitos vibratórios utilizando aditivos superplastificantes na aplicação, vai muito além do simples uso em áreas de montagem ou geometrias complexas e / ou para reduzir dimensões dos elementos, é também um fator de melhoria da qualidade do acabamento, da durabilidade, do design dos elementos e das novas aplicações.

Isso abre grandes possibilidades na pré-fabricação, já que a qualidade de seus acabamentos, tanto na geometria quanto na textura da superfície, é muito alta; da mesma forma as condições de durabilidade e permanência das qualidades físicas.

Os concretos com fibras incorporam à massa agulhas muito finas e curtas ou fios corrugados de materiais metálicos ou sintéticos (vidro, polímeros, etc.) que lhe conferem uma resistência à tração muito elevada, gerando uma nova linha de elementos de pré-fabricação modulados, seriais ou variáveis , podendo ser unidos no local por sistemas de protensão, criando novas formalizações resistentes e estéticas.

A utilização de moldes de alta versatilidade e qualidade, em paralelo ao avanço no domínio de sua tecnologia, permite soluções especiais e a criação de designs diferenciados.

Tratamentos de acabamento como retardo superficial, polimento e acabamento superficial por jatos projetados, etc., permitem aspectos formais que melhoram a aparência e afetam o uso de revestimentos muito mais baratos, além de manter o conceito de utilização de um único material multifuncional.

Graças a esta evolução das técnicas da indústria do concreto, um impulso para o futuro de novos desenvolvimentos em móveis é oferecido. Também é possível pensar em um concreto de altíssima performance, dotado de excelente capacidade de resistência à compressão e tração ou de concretos que não necessitem de armadura, mas também sejam capazes de assumir este trabalho com seções muito delgadas. Todas essas condições convidam o arquiteto a explorar infinitas capacidades formais.

Evolución de las técnicas de la industria del concreto

Concreto de altísimas prestaciones

Por Arq. Diana Cárdenas Santana

Publicado originalmente em: https://www.360enconcreto.com/