Este manual de desempenho para pavimentos intertravados tem como referência a norma ABNT NBR 15575 parte 3, que estabelece os requisitos e critérios de desempenho aplicados ao sistema de pisos de uma edificação habitacional, sendo complementado para abranger o uso mais generalizado do pavimento intertravado.

Desse modo, esse manual pode ser utilizado para avaliar o desempenho do pavimento intertravado aplicado em pavimentos de ruas urbanas, vias vicinais, portos, aeroportos, estacionamentos, pátios, áreas de armazenamento, passeios públicos e outras utilizações desse versátil sistema de pavimentação.

Os resultados apresentados nesse manual devem ser utilizados como referência e não substituem a necessidade de avaliação dos requisitos do sistema de pavimentação em casos específicos, devendo ser utilizado como um guia informativo referente aos diversos requisitos que um sistema de pavimentação deve atender.

SISTEMA DE PAVIMENTO INTERTRAVADO

O sistema de pavimento executado com uso de pavimento intertravado, conforme a norma ABNT NBR 159531, consiste em um pavimento flexível cuja estrutura é composta por uma camada de
base (ou base e sub-base), seguida por camada de revestimento constituída por peças de concreto sobrepostas em uma camada de assentamento e cujas juntas entre as peças são preenchidas por material de rejuntamento e o intertravamento do sistema é proporcionado pela contenção.

Numa edificação, o sistema de piso, também engloba parte das estruturas horizontais da edificação, ou seja, as lajes.

Portanto, o foco desse manual, quando relacionado à uma edificação, estará relacionado apenas os requisitos relativos aos pisos não atrelados à sua estrutura, aqui chamados de pavimentos. A norma de desempenho ABNT NBR 15575-3  estabelece requisitos para o sistema de pisos em edificações e que nesse manual foram adaptados e complementados considerando além do uso da pavimentação intertravada em outros tipos de pavimentação, considerando o tráfego de veículos, pedestres e armazenamento de cargas.

Para baixar o arquivo  clique aqui