A Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema) é uma das entidades que marcarão presença no IV Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS), que ocorrerá entre os dias 24 e 28 de abril, no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília (DF). O evento deve receber mais de 10 mil participantes para debates em torno do tema central “Reinventar o financiamento e a governança das cidades”.

“Estamos apoiando às prefeituras, com o objetivo de levar conhecimento técnico e inovação construtiva para contribuir na infraestrutura urbana dos municípios. O EMDS é um fórum importante por reunir esses gestores, sendo o local ideal para transferência de experiências e tecnologia”, explica o presidente da Sobratema, Afonso Mamede.

Durante o IV EMDS, a entidade assinará um acordo de cooperação mútua com a Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), organizadora do evento e única instituição municipalista nacional dirigida exclusivamente por prefeitas e prefeitos em exercício dos seus mandatos.

Segundo Mamede, esse acordo de cooperação mútua possibilitará não apenas o apoio institucional entre as duas entidades, mas também o desenvolvimento de iniciativas conjuntas que contribuam para o desenvolvimento da infraestrutura urbana nos municípios.

Além da assinatura, a entidade também é parceira do Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva (Sinaenco) e do WRI Brasil no projeto Ruas Completas. A proposta é mostrar no IV EMDS um recorte urbano, onde os prefeitos poderão ver um mostra de excelência em termos de pavimentação, acessibilidade, mobilidade e calçadas.

Serão quinze metros de extensão de uma rua, com todas as possibilidades para melhorar essas questões, como por exemplo, fachadas ativas, iluminação na escala do pedestre, drenagem e jardins de chuva, paraciclo, vias compartilhadas e piso tátil. O projeto Ruas Completas faz parte do programa VivaCidade, do Sinaenco, e estará na Construction Expo 2017 – Feira Internacional de Edificações e Obras de Infraestrutura – Serviços, Materiais e Equipamentos, que ocorrerá de 7 a 9 de junho, durante a Semana das Tecnologias Integradas para Construção, Meio Ambiente e Equipamentos.

A Semana das Tecnologias Integradas, que também será destaque da Sobratema no IV EMDS, contará com a participação da FNP, que levará os gestores públicos de diversos municípios brasileiros. A Semana terá ainda a BW Expo 2017 – Feira de Serviços e Tecnologias para Gestão Sustentável de Água, Resíduos, Ar e Energia, M&T Peças e Serviços – 3ª Feira e Congresso de Tecnologia e Gestão de Equipamentos para Construção e Mineração e o Sobratema Summit 2017, o maior evento de conteúdo na área de construção e no segmento do meio ambiente do mercado. Ainda no IV EMDS, a entidade apresentará outros programas, como a Revista Grandes Construções, o Instituto Opus (capacitação profissional), e a Inteligência de Mercado.