O Ministério das Cidades lançou, em meados de dezembro, os Cadernos Técnicos para Projetos de Mobilidade Urbana. O material, inédito, foi desenvolvido pela Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, com apoio técnico do WRI Brasil Cidades Sustentáveis e da ANPTrilhos.

Dividida em três volumes, a coleção apresenta critérios para a implantação de infraestrutura de sistemas de mobilidade urbana como corredores BRT e faixas dedicadas a ônibus, Veículos Leves sobre Trilhos e sistemas de transporte ativo, como calçadas e infraestrutura cicloviária.

cadernos-tecnicos3

Na seção Estudos do Mobilize, os leitores podem consultar os três volumes dos Cadernos Técnicos. Basta clicar em: Veículo Leve sobre Trilhos; Transporte Ativo e Sistemas de Prioridade ao Ônibus.

Segundo os organizadores, o objetivo da iniciativa é oferecer mecanismos para a construção de projetos de qualidade, alinhados com as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana.

O secretário nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, José Roberto Generoso, explicou a relevância neste momento do material: “É importante a capacitação dos entes federativos para que tenhamos qualidade nos projetos em desenvolvimento. Não adianta ter recursos se não temos bons projetos”, afirmou durante o evento de lançamento.

do Mobilize