Publicado originalmente no site EcoD

 

Sabe aquele buraco na rua, aquele semáforo quebrado ou aquela calçada destruída que você vê com frequência em sua cidade? Pois é. Problemas não faltam nos centros urbanos, mas, muitas vezes, eles não chegam ao conhecimento dos responsáveis por formularem as políticas públicas.
Por essa razão, a Prefeitura de São Paulo lançou na segunda semana de julho o site Gestão Urbana SP. A ferramenta de mapeamento coletivo disponibiliza um mapa da cidade, que é mostrado na tela, e pontos vermelhos indicam os problemas apontados por qualquer cidadão. Um clique no ponto abre uma janela de informações, que pode apresentar, além da descrição, uma foto enviada pelo morador.
A implantação de um sistema semelhante em outros locais vai depender das respectivas prefeituras
Todas as contribuições passam por um filtro antes de serem publicadas, a fim de evitar que o mapa se desvirtue. O sistema deve servir como uma base de dados de referência para o Plano Diretor Estratégico da prefeitura, e recebe, inclusive, sugestões de soluções para os problemas apontados. Essas propostas dos cidadãos são indicadas por pontos verdes, em contraste aos vermelhos dos problemas.
O mapa do Gestão Urbana SP pode ser navegado livremente, e dá para limitar os os pontos exibidos usando um recurso de filtros, na parte inferior da tela. A indicação de problemas e soluções, no entanto, se limita à cidade de São Paulo, e a implantação de um sistema semelhante em outros locais vai depender das respectivas prefeituras, bem como o atendimento das demandas.

Cidade Democrática
Iniciativa semelhante no Brasil, mas que não parte do poder público, é a ferramente Cidade Democrática, uma plataforma de participação política onde cidadãos e entidades podem se expressar, se comunicar e gerar mobilização para a construção de uma sociedade cada vez melhor. O projeto foi criado pelo Instituto Seva, entidade sem fins lucrativos composta e dirigida por especialistas em questões como juventude, novos modelos de negócios sustentáveis, saúde, cultura, empreendedorismo social e meio ambiente.
O site da ferramenta colaborativa opera desde 2009, e busca aprimorar a reflexão, o debate e a discussão dos temas públicos, a fim de que sugestões sejam apontadas para o seu aprimoramento constante.