Um novo sistema inteligente de iluminação foi implantado em Fortaleza, capital do Ceará, para ajudar a reduzir os acidentes de trânsito envolvendo pedestres. Localizado na rotatória da Praça Portugal, o sistema é composto por inteligência artificial e é capaz de identificar a presença humana por meio do movimento.

Quando ativada, a iluminação dinâmica ilumina o caminho do pedestre enquanto ele atravessa a faixa de pedestres, ajudando a aumentar a visibilidade do motorista. O sistema também registra o fluxo de pedestres e uma câmera acoplada monitora a travessia para garantir que as pessoas utilizem a faixa de pedestres corretamente.

Desenvolvido pela empresa Intelligent Security Systems (ISS) e apelidado de SecurOS Soffit, o sistema ainda está em fase de projeto-piloto e está sendo avaliado pelos técnicos da Autoridade Municipal de Trânsito e Transporte (AMC) em Fortaleza.

Você sabia?

Visibilidade noturna: a superfície clara do concreto reflete até 30% a mais a luz do que a superfície escura. Com isso, a economia de energia elétrica na iluminação pública e sinalização varia de 30% a 60%. E ainda é possível aumentar a distância entre postes (60 m).