publicado originalmente no site Envolverde

Evento reunirá gestores públicos, acadêmicos, urbanistas e especialistas para levantar os principais problemas vividos pelas megacidades

DialogosCapitaisEm 21 de julho, no Hotel Intercontinental, em São Paulo, a revista CartaCapital realiza o seminário Metrópoles Brasileiras: O Futuro Planejado, parte da série “Diálogos Capitais”. O evento prevê mesas de debates, palestras e apresentação de cases sobre temas como urbanismo e cidades inteligentes, mobilidade sustentável e segurança nas metrópoles.

Entre as presenças confirmadas, estão Eduardo Paes, Prefeito do Rio de Janeiro; Rayne Ferretti Moraes, oficial de programas para o Brasil do escritório regional para a América Latina e Caribe do UN-Habitat; Raquel Rolnik, arquiteta e urbanista da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP; Ricardo Young, vereador em São Paulo; James Wright, professor da FEA-USP; Ailton Brasiliense Pires, presidente da Associação Nacional de Transportes Públicos; Renato Sergio Lima, vice-presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública; e Patrícia Ellen, Sócia diretora responsável pelo Setor Público e Social da McKinsey America Latina.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no endereço eletrônico dialogoscapitais.com.br. O número de vagas é limitado. A série “Diálogos Capitais” busca apresentar e discutir temas de grande relevância, com a participação de autoridades, os principais executivos de companhias nacionais e multinacionais, empresariado, acadêmicos e formadores de opinião.

Programação:

Dia 21 de julho

8h00 Welcome Coffee e Credenciamento

9h00 Boas vindas com Luiz Gonzaga Belluzzo, economista e consultor editorial de CartaCapital

9h10 Abertura com Fernando Haddad, prefeito de São Paulo

9h40 Palestra com Rayne Ferretti Moraes, oficial de programas para o Brasil do Escritório Regional para América Latina e Caribe do UN-Habitat

10h30 Coffee Break

10h45 Debate: Urbanismo e Cidades Inteligentes – As Metrópoles Possíveis: com Gilberto Occhi, ministro das Cidades, Raquel Rolnik,arquiteta e urbanista, Antonio Carlos Dias,Diretor de Cidades Inteligentes da IBM Brasil, e Patrícia Ellen,Sócia diretora responsável pelo Setor Público e Social da McKinsey America Latina.

12h15 Intervalo para almoço

14h00 Apresentação Case: Projeto Mobilidade Sustentável Toyota

14h15 Debate: Mobilidade – Caminhos para o Futuro: com Ricardo Young, empresário socioambiental e vereador na cidade de São Paulo, Ailton Brasiliense Pires, presidente da Associação Nacional de Transportes Públicos e James Wright, professor da Faculdade de Economia e Administração (FEA) da USP e membro do Programa de Estudos do Futuro (Profuturo)

15h30 Coffee Break

15h45 Debate: Segurança – A cidade atrás das grades: com Luis Flávio Sapori, professor e coordenador do Centro de Estudos e Pesquisa em Segurança Pública (CEPESP) da PUC Minas, Renato Sergio Lima, vice-presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Anai Rodrigues, Coordenadora do Núcleo de Habitação e Urbanismo da Defensoria Pública do Estado de São Paulo.

17h15 Palestra com Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro e presidente do Cities Climate Leadership Group (C40), uma coalizão de 63 cidades dos cinco continentes comprometidas com a mudança climática.

17h45 Encerramento

Serviço:
Diálogos Capitais: Metrópoles Brasileiras: O Futuro Planejado
Dia: 21 de julho
Horário: das 8h30 às 18h00
Local: Hotel Intercontinental – Alameda Santos, 1123 – Cerqueira César – Jardim Paulista, São Paulo (SP)

Informações e inscrições: www.dialogoscapitais.com.br