O problema do plástico nos oceanos já não é novidade. A maioria dos objetos que jogamos fora vai parar no mar e, além de contaminar a água, causa danos irreparáveis aos animais marinhos.

Sabendo disso, os australianos Andrew Turton e Pete Ceglinki criaram o Seabin, uma espécie de lixeira, que retira qualquer tipo de resíduo da superfície do mar de maneira simples e eficiente.

O invento é composto de cestos de lixo acoplados a bombas aquáticas que conseguem remover resíduos sólidos da água de maneira automática. As Seabins são como lixeiras tradicionais, no entanto, não utilizam um saco de lixo normal, mas sim uma espécie de filtro. A bomba acoplada faz com que a água passe continuamente pelo filtro e assim, faz com que os resíduos sólidos fiquem presos no filtro. Tudo o que tiver sujo no mar, é capturado pelo sistema e preso em uma tela de retenção que fica dentro da lata.

Os responsáveis pelo projeto relatam que os principais objetos apanhados pela Seabins são os plásticos não biodegradáveis. E acreditam que os resíduos plásticos capturados pelas Seabins podem ser reciclados e utilizados para fazer novas lixeiras, o que adiantaria ainda mais a limpeza dos oceanos.

A eficiência do projeto já foi testada e comprovada. O Seabin vai conseguir limpar toda a superfície de áreas com águas calmas, como beira do mar, por exemplo. Mas para que tudo isso seja produzido sempre e em grande volume, os australianos decidiram fazer um crowdfunding e conseguir dinheiro o suficiente para o projeto, arrecadando 115% do que precisariam para dar o pontapé inicial na ideia.

do Hypeness e  TecBit

Veja abaixo mais imagens do projeto:

seabin3crop Seabin3 seabin2crop Seabin2 Seabin1 seabin4crop