Por Karine Wenzel, publicado originalmente no Diário Catarinense

 

O grande desafio das empresas é a falta de espaço nos terrenos

A bicicleta nunca esteve tão em alta. Com as ruas cada vez mais congestionadas, as duas rodas facilitam a vida de quem precisa enfrentar o trânsito ou apenas deseja se exercitar e contribuir com o meio ambiente. De olho neste mercado, as construtoras fazem a sua parte. A maioria delas oferece bicicletários para os moradores e incentiva o uso de um meio de transporte amigo da natureza.

Na maioria dos prédios, os ambientes são fechados

O gerente de marketing do Grupo Estrutura, João Carlos da Silveira, afirma que dois empreendimentos lançados pela construtora em Joinville têm bicicletários. A cidade tem um longa história com a “magrela” e conta até com um museu para homenageá-la.

— Nós consideramos um item básico e necessário, pois temos que otimizar os espaços privativos para a convivência familiar — avalia.

Silveira acredita que o fato de ter um bicicletário no prédio serve de incentivo para as pessoas que querem ter uma vida mais saudável. A Speranzini Engenharia, de Blumenau, conta com nove empreendimentos com bicicletário. A arquiteta da empresa, Greice

Bonatti, explica que o item é um incentivo ao uso de transporte não poluente e ao lazer dos moradores. Conforme ela, o investimento depende da quantidade de área disponível para o projeto.

Mesmo em áreas reduzidas é possível criar o espaço

— Em terrenos pequenos, tornar o projeto viável pode ser um desafio em função da área construída — comenta.

Em Balneário Camboriú, um dos obstáculos para a construção de bicicletários é a falta de espaço.

— Os terrenos estão cada vez mais reduzidos, mas sempre que é possível incluímos esse item — diz o engenheiro da Embraed, Guilherme Chiamulera.

Segundo ele, os bicicletários são uma tendência e algumas construtoras usam isso como marketing do imóvel. Dos 21 empreendimentos da Embraed lançados nos últimos 10 anos, 12 deles contam com o recurso.

Quem comemora são os moradores. A analista de sistemas Ana Rute Madeira comprou um apartamento há oito anos no bairro Córrego Grande, em Florianópolis, que tinha bicicletário. Hoje, o seu filho Elder, de 15 anos, é quem faz uso constante da área.

— Antes, a gente guardava a bicicleta no apartamento, mas há cerca de três anos começamos a usar o bicicletário porque é bem mais prático — diz Ana.

:::10 motivos para escolher a bike

1) Melhora o humor

2) Exercita corpo e mente

3) Economiza dinheiro

4) Proporciona mais qualidade de vida

5) Maior produtividade no trabalho

6) Melhora a saúde e proporciona vida longa

7) Amplia a consciência corporal

8) Não polui nem congestiona

9) Experimenta outro olhar sobre a cidade

10) Sensação de liberdade e autonomia

Fonte: Cartilha Introdução ao Mundo da Bike, da campanha Bom Te Ver Bem