02 Concurso3Estacoes_CMYK_negativo

Uma competição para apresentar a melhor intervenção urbana em três diferentes estações do sistema de Trens Metropolitanos de São Paulo é a proposta do Concurso 3 Estações, voltado a arquitetos e urbanistas que desejam transformar o panorama dos transportes públicos na capital paulista.

Contando com apoio do Programa Soluções para Cidades da ABCP, o concurso permitirá que os participantes mostrem suas ideias de intervenções urbanas, mobilidade e microacessibilidade focadas em pedestres, ciclistas e usuários do sistema público de transporte no entorno de três estações da Linha 9 da CPTM: Vila Olímpia, Berrini e Santo Amaro, localizadas no eixo do rio Pinheiros, na zona sul de São Paulo.

A acessibilidade dessas estações – que representam 30% dos passageiros que circulam diariamente pelos 32 km de extensão da Linha 9 – deve ser repensada sob a ótica do conceito “Active Design” ou Design Ativo, dando prioridade a mobilidade sustentável, melhoria da acessibilidade e segurança pública e viária.

Além de incentivar a participação de arquitetos interessados em pensar uma nova mobilidade urbana para a cidade de São Paulo, a competição permite que talentos brasileiros sejam reconhecidos, tornando o desenho urbano mais democrático. As propostas vencedoras serão selecionadas por um júri composto por profissionais reconhecidos por sua expertise no tema e através de voto popular.

No total, serão conferidos 3 prêmios, um para cada lote de participação. Os vencedores receberão como premiação uma viagem a Nova Iorque (EUA) e terão sua proposta divulgada no portal Vitruvius. As propostas classificadas como segundo ou terceiro lugares receberão Certificados de “Vencedor do Concurso 3 Estações”.

Como surgiu a ideia

A ideia de promover o Concurso 3 Estações surgiu a partir da convergência de iniciativas que vinham sendo desenvolvidas pelas entidades realizadoras. Com o objetivo de promover a saúde da população e melhorar o ambiente urbano e a acessibilidade universal, EMBARQ Brasil, WRI Brasil e Plataforma Conexões Rio Pinheiros começaram a elaborar um diagnóstico de micro-acessibilidade da região das três estações mencionadas.

O estudo contemplou um extenso trabalho de levantamento de dados, incluindo o mapeamento dos fluxos de pedestres e veículos através de contagens. O material servirá de base para a elaboração das propostas do concurso.

Paralelamente, o USP Cidades e a Cidade Ativa organizaram a primeira conferência Fit Cities São Paulo. O evento promoveu o Safári Urbano, que analisou as condições dos passeios na região da Estação Berrini aplicando a metodologia do Design Ativo, introduzida a partir de experiências realizadas em Nova Iorque. Além do Safári, o LABAUT/FAUUSP e o Laboratório de Poluição Atmosférica da Faculdade de Medicina da USP realizaram medições de conforto urbano e de poluição atmosférica. A EMBARQ Brasil participou como apoiadora do evento e assim foi estabelecida a parceria com o USP Cidades, que culminaria na elaboração do Concurso 3 Estações.

Os levantamentos obtidos nessas iniciativas serão disponibilizados aos participantes, entre eles:

– Diagnóstico para elaboração de Projetos de Micro-acessibilidade no entorno do Rio Pinheiros: Estações Berrini, Vila Olímpia e Santo Amaro da Linha 9 da CPTM;
– Pesquisa de Percepção realizada no entorno das 3 estações;
– Medições de conforto urbano e poluição atmosférica no entorno das estações;
– Registros fotográficos das áreas.

Com os resultados do concurso, pretende-se viabilizar a implementação dos projetos através da parceria com a Plataforma Conexões Rio Pinheiros, que reúne diversos agentes interessados em promover propostas conjuntas para a melhoria da mobilidade urbana, dos espaços públicos e da qualidade de vida da região.