Nova Ponte Årsta, em Estocolmo, Suécia

Construir em concreto não é, definitivamente, uma experiência monocromática. É isto que provam diversas obras espalhadas pelo globo, que aliam à textura e forma a linguagem da cor, aplicada não como pintura, mas como parte fundamental e indissociável do projeto arquitetônico.

Mais que uma simples variação de tons, colorir o concreto é, na realidade, uma atividade complexa, e objeto de diversos estudos especializados. No Brasil, vários destes foram apresentados no Forum Colored Concrete Works, em 2012, através de inúmeros estudos de casoS,incluindo uma obra nacional, o Complexo Cultural Praça das Artes, construído na cidade de São Paulo.

Abaixo, disponibilizamos cada um destes estudos de caso que, entre obras públicas e privadas de todo o globo, mostram como podem ser aplicadas as tecnologias de uso do concreto arquitetônico colorido. China, Coréia, França, México e diversos outros países compõem os sítios dos casos, reflexo da diversidade e amplitude de difusão deste modo de construir e projetar em concreto.

Os estudos de cada caso estão disponíveis para Download abaixo. mais informações podem ser obtidas diretamente no endereço www.forumcoloredconcreteworks.com .

Download – Estudos de Caso

Estudo de caso 1: Projeto Cidade da Justiça – Barcelona/Espanha
Estudo de caso 2: Plaza de la Libertad – Medelín, Colômbia
Estudo de caso 3: Projeto Casa das histórias Paula Rego – Cascais/Portugal
Estudo de caso 4: Coréia especial
Estudo de caso 5: Projeto Nova Ponte Arsta Estocolmo
Estudo de caso 6: Projeto Teleférico Ahornbahn – Mayrhofen, Tirol/Áustria 
Estudo de caso 7: Projeto Soccer City Stadium – Johannesburgo/África do Sul
Estudo de caso 8: Projeto Middelburg Town Hall – Netherlands
Estudo de caso 9: Projeto Bodega Antión – La Rioja/Espanha
Estudo de caso 10: Projeto Mezeum Lotnictwa Polskiego – Cracóvia/Polônia