Pela primeira vez um relatório da Intergovernmental Panel Climate Change (IPCC), que no Brasil é conhecido como Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas, reconhece que a absorção de CO₂ pelo concreto compensa parte da emissão que ocorre durante a produção de Cimento Portland. Segundo o documento do organismo vinculado à ONU, divulgado dia 9 de agosto de 2021, pelo menos metade do gás carbônico emitido na fase de fabricação do cimento é reabsorvida pelo concreto através de um processo natural chamado de carbonatação mineral.

Pesquisa do laboratório londrino The Cocrete Centre mostra que blocos de concreto são muito eficazes na absorção de CO2.

Para Richard Leese, diretor de política industrial, energia e mudanças climáticas da Mineral Products Association (Associação de Produtos Minerais) – organismo que representa a indústria de cimento do Reino Unido -, o reconhecimento do IPCC muda a chave da história quanto ao real volume de emissão de CO₂ atribuído à fabricação de cimento. “Essa contabilidade internacional terá que ser revista”, diz.

Também ouvida sobre o resultado do relatório do IPCC, a engenheira estrutural Jenny Burridge, que atua no The Concrete Centre – centro de inovações em concreto, localizado em Londres -, fez a seguinte constatação: “O concreto absorve CO₂, e isso é um fato. Mas diferentes tipos de concreto absorvem CO₂ em taxas diferentes. O concreto armado tem baixo potencial de carbonatação, pois se ele absorver muito CO₂ isso pode levar à corrosão das armaduras”, alerta. 

No entanto, continua a engenheira, os blocos de concreto são muito eficazes na absorção de CO₂. “Os blocos realmente carbonatam muito rapidamente”, diz. O concreto de demolições, que são transformados em agregados, também possuem grande capacidade de carbonatação, completa Jenny Burridge. “Quanto mais triturado estiver o concreto, maior a capacidade de absorver CO₂”, complementa. 

No Brasil, a indústria de cimento lança 11% menos COna atmosfera que os números globais do setor 

O trecho do relatório do IPCC que aborda que o concreto é um sumidouro de carbonatação do cimento está na página 32 do capítulo 5 do relatório, e diz: “As emissões diretas de carbonatos na produção de cimento estão em torno de 4% do total de emissões de CO₂ fóssil. Houve crescimento de 5,8% na década de 2000 e chegou a cair para 2,4% na década de 2010, mas estabilizou. No entanto, constata-se que há absorção de CO₂ pelas infraestruturas de concreto (carbonatação mineral) o que compensa cerca de metade das emissões de carbonato durante as fases de produção de cimento. Esses resultados são robustos”, conclui a análise. 

No Brasil, a indústria de cimento lança 11% menos CO₂ na atmosfera que os números globais do setor. “Enquanto a média mundial de emissão específica encontra-se em cerca de 634 quilos de CO₂ por tonelada de cimento, no Brasil esse valor é de 564 quilos por tonelada de cimento”, demonstram dados recentemente divulgados pelo SNIC (Sindicato Nacional da Indústria do Cimento). A meta para 2050 é reduzir para 424 quilos por tonelada. Ainda de acordo com dados do SNIC, desde 1990, quando começaram a ser contabilizadas as emissões da indústria de cimento, o volume médio de CO₂ lançado na atmosfera apresenta quedas progressivas. 

Veja o relatório divulgado pelo Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas

Entrevistado
Reportagem com base no relatório da Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas, intitulado Climate Change 2021 – The Physical Science Basis (Mudança Climática 2021 – A base da ciência física) 

Contato
[email protected] 

Jornalista responsável:
Altair Santos MTB 2330

Publicado originalmente em: https://www.cimentoitambe.com.br/massa-cinzenta