O concreto estampado conseguiu posicionar-se no segmento de concreto decorativo devido à sua grande versatilidade para transformar espaços através de cores, texturas e formas tradicionais ou inovadoras e pelos benefícios econômicos e de durabilidade que alcançam.

A técnica consiste em estampar com ferramentas especiais que dão uma textura tridimensional, colorem e endurecem uma superfície de concreto. Os acabamentos adaptam-se aos espaços e desenhos, tanto interiores como exteriores, com tráfego de pedestre ou  de automóvel.

Os pisos coloridos e estampados em concreto podem ser utilizados em áreas de alto tráfego de veículos ou pedestres: galerias comerciais, supermercados, projetos de urbanização, conjuntos habitacionais, praças e calçadas, obras públicas, vias, vias de pedestres e estacionamentos.

Em projetos residenciais, seu uso mais frequente é em pisos internos ou externos, pátios, corredores, entradas de garagem, caminhos e pegadas interiores, áreas de estacionamento de veículos, bordas de piscina e solário antiderrapantes, escadas e rodapés.

Processo de construção de pisos de concreto coloridos e estampados

A base do piso deve estar perfeitamente compactada e deve ser umedecida repetidamente para  evitar a perda de umidade do concreto fresco.  O esvaziamento, nivelamento e alisamento da laje é realizado de acordo com os procedimentos usuais.

Deve-se levar em consideração que  devem ser induzidas juntas que formem painéis ou módulos com  fator de forma não superior a 1:1.125 em dimensões, aproximadamente, ou de acordo com o conceito técnico do  projetista estrutural de pisos,  fazendo os cortes com disco para posteriormente aplicar um selante elástico.

Procedimento geral de concreto estampado. Créditos: Mario Barbosa SAS Engenheiros

O concreto

Para estampar um piso, o concreto deve ter as condições ideais de resistência e maneabilidade e, ao mesmo tempo, ser durável.

Para garantir essas propriedades, sugere-se a utilização de concreto com resistência superior a 24,5 MPa*, sendo o recalque máximo indicado de acordo com o tipo de piso a ser moldado.

* Para tráfego de pedestres a ABCP recomenda resistência superior à 20MPa.

Preparação de concreto colorido

Endurecedor

A aplicação do endurecedor é realizada quando o concreto atinge o estado plástico e o excesso de água desaparece da superfície.

Para a maioria das cores e áreas normais de serviço são usados ​​aproximadamente 4kg/m2 de endurecedor. Cores claras e áreas de tráfego intenso podem exigir quantidades maiores, mas nunca superiores a 6kg/m2. Para espalhar o material na superfície,  utiliza- se a técnica de pulverização manual  com luva de borracha e máscara filtrante para proteção.

O endurecedor é então deixado em repouso na superfície por alguns minutos; isso permitirá que a umidade da superfície do concreto molhe o pó. Numa primeira aplicação são utilizados cerca de 2 kg/m2 e depois é utilizado o resto do material até obter uma distribuição uniforme por toda a superfície.

Após cada aplicação, uma  espátula de madeira é passada  esfregando a superfície, cuidando para manter a consistência no alisamento e evitando esfregar com muita força, a fim de obter uma cor uniforme. A lavagem excessiva pode descolorir o concreto .

Nenhuma  água deve ser adicionada  à superfície do  concreto  durante este processo , pois toda a água necessária vem da massa de concreto.

Estampagem de materiais.
Créditos: Mario Barbosa SAS Engenheiros
Legenda da foto: Estampagem do material. Créditos: Mario Barbosa SAS Engenheiros

 

Estampagem

Para a estampagem é necessário um desmoldante, que é aplicado na superfície do concreto quando toda a água remanescente em sua camada superior ainda não desapareceu .

A mesma técnica de difusão é usada para espalhá-lo suavemente ao redor da área de trabalho, tomando cuidado para não aplicar uma camada muito grossa que possa diminuir os detalhes do  padrão , nem uma camada muito fina que possa fazer com que o concreto fresco adira ao molde.

Imediatamente após a aplicação do desmoldante, os moldes são colocados com o desenho escolhido, tendo o cuidado especial de mantê-los ajustados, o que garante uma estampagem uniforme e evita acabamentos adicionais.

As fôrmas não precisam ser batidas com força, pois apenas repousam sobre o concreto e não entram nele. Esses moldes podem ser removidos imediatamente após a estampagem e reposicionados em um novo local. Ao trabalhar em locais estreitos ou de difícil localização, são utilizados moldes flexíveis mais finos.

Depois que a estampagem estiver completa, o  concreto deve endurecer  por três dias ou mais. A superfície é então varrida e limpa com água pressurizada para remover completamente o excesso de pó. O acabamento final pode ser feito em um único dia, usando um soprador para secar a superfície úmida do piso. Para proteger a superfície, é conveniente aplicar um filme de vedação.

Quando se utiliza endurecedor de piso, não é necessário curar a laje, pois este material cria uma barreira que impede a evaporação da água.

Acabamentos de concreto colorido

Carimbo de superfície aplicado. Créditos: Mario Barbosa SAS Engenheiros

Reparos

Os casos mais frequentes de reparos são devidos a delaminações ou tonalidades diferenciadas. Para esses casos, o mais indicado é fazer uma demarcação e cortar com serra na área, no local onde estão identificados os padrões da moldura (figuras completas) para que a junta com o reparo não fique visível.

O material deve ser removido superficialmente por meio de cinzelagem até encontrar uma estrutura firme e então deve ser aplicado um adesivo epóxi sobre a superfície limpa, para garantir a aderência entre os dois elementos.

Para finalizar, é aplicado o concreto ou argamassa de reparo, que deve ser de baixa retração , para continuar com o processo de aplicação do endurecedor e do pigmento e finalizar com a colocação do molde de estampagem.

Os fornecedores de equipamentos e materiais para a construção de pisos coloridos e estampados em concreto estão constantemente inovando para garantir a moldagem correta. Da mesma forma, o desenvolvimento de agentes desmoldantes, pigmentos de superfície e pigmentos integrados ao concreto, com os quais os projetos arquitetônicos são integralmente cumpridos, permitiram o avanço desta técnica.

Para o sucesso no desenvolvimento deste tipo de projetos, é fundamental ter as ferramentas tecnicamente desenvolvidas para o efeito, dispor de pessoal com formação e formação adequada, e seguir sempre, sem esquecer, os processos estabelecidos.

Estampagem. Créditos: Mario Barbosa SAS Engenheiros

Créditos: Engenheiro civil, Mario Barbosa
Disponível em: https://360enconcreto.com/blog/detalle/como-construir-pisos-coloreados-y-estampados-en-concreto/