Publicado originalmente no site do Jornal da Band

Reprodução / Jornal da BandManter a calçada em boas condições para os pedestres é uma obrigação de cada proprietário de imóvel. E no caso das áreas públicas, de cada prefeitura. Mas o descaso de muitos provoca acidentes graves por toda parte.

Fotos mostram a professora Elisabete Rocha Botelho, de 57 anos, horas depois de ter sofrido uma queda. Ela caminhava sozinha por uma calçada, em Guarulhos, na Grande São Paulo, quando tropeçou em um buraco.

A calçada pertence a uma faculdade particular. Ao saber da queda da professora, a instituição consertou dois buracos. Mas ainda há vários desníveis que oferecem riscos aos pedestres. A professora tentou fazer um acordo com a faculdade para receber uma indenização na forma de uma bolsa de estudos para a filha, mas até agora não obteve resposta da instituição.

Em todo o país, os problemas nas calçadas afetam o dia a dia da população. Em um levantamento feito no ano passado em 39 cidades pelo site “Mobilize”, 70% das calçadas avaliadas tiveram nota inferior a cinco, em uma escala de zero a dez. A média foi 3,4.

O caso mais recente aconteceu na semana passada, no Rio de Janeiro. A atriz Beatriz Segal, de 87 anos, escorregou e bateu a cabeça depois de tropeçar em pedras portuguesas que estavam soltas na calçada. A atriz não sofreu fraturas, mas ficou com o rosto machucado.

Indignada, a atriz culpou os proprietários de imóveis e a prefeitura do Rio de Janeiro pela situação das calçadas. Após o incidente, o prefeito da cidade, Eduardo Paes, pediu desculpas públicas à atriz.

Abaixo, veja a reportagem do Jornal da Band: