A cidade de São Pedro da Aldeia no Rio de Janeiro, participante do Programa Calçada Acessível desde 2017, inaugurou no final do mês de outubro desse ano, a Orla Atlântica, na praia do Centro. Inaugurou também a Orla da Praia da Tereza e revitalizou o acesso ao bairro Balneário São Pedro, para a prática de atividades físicas e de lazer ao ar livre. Todas contando com uma via compartilhada entre pedestres e ciclistas.

A Orla Atlântica é o novo cartão-postal da região dos Lagos no Rio de Janeiro. São 1800 metros de uma orla compartilhada, onde, ao mesmo tempo em que as pessoas usam a orla para realizar caminhadas, também serve como modal cicloviário aos moradores aldeenses e turistas. A obra seguiu os parâmetros da acessibilidade estabelecido pelo manual técnico de calçadas da cidade denominado “Calçada Ideal”, desenvolvido em conjunto com o Programa Calçada Acessível.

A nova obra trouxe expectativas positivas para a população, já que ela utiliza há muito tempo o espaço para a prática de exercícios, e que tinha que fazê-los ao longo da rodovia RJ-140 em meio aos carros, tornando a convivência muito perigosa.

A obra conta ainda, com cinco decks de madeira acessíveis a Pessoas com Deficiência, com a bela paisagem formada pela Laguna Araruama e os tradicionais moinhos da cidade. Mobiliários urbanos como: cestas de lixos, bancos, alguns abrigos de ônibus e 43 postes de iluminação de led, feitos de aço e com sete metros de altura, integram e trazem mais segurança ao espaço.

Um letreiro turístico de 1,5 m de altura com a declaração de amor à cidade tornou-se o mais novo cartão postal da cidade.  Como não poderia deixar de ser,  foi instalado respeitando os preceitos de acessibilidade, possibilitando às  pessoas com deficiência o registro do momento da visita com todo conforto.

A pavimentação da Orla foi feita em piso intertravado retangular com 6cm de altura no formato de “dama”, nas cores vermelha e cinza. A faixa vermelha serve para o trânsito dos ciclistas e a faixa cinza para os pedestres.

Um projeto paisagístico também foi contemplado, valorizando ainda mais a Orla. Ocorreram plantios de 21 unidades de coqueiro-da-Bahia, plantas ornamentais, gramas de forração e 10 palmeiras da espécie sagu.

 

O Programa Calçada Acessível seguirá ajudando a cidade de São Pedro da Aldeia a requalificar cada vez mais os seus espaços urbanos, melhorando ainda mais a circulação das pessoas com toda acessibilidade“, afirma o arquiteto Luiz Gustavo Guimarães, coordenador do Programa Calçada Acessível.

 

Sobre o Programa Calçada Acessível: 

O Programa Calçada Acessível, parceria Firjan-ABCP, foi criado em 2010 no Rio de Janeiro e tem como objetivo padronizar as calçadas e torná-las mais acessíveis. Já atuou em mais de 20 municípios fluminenses, com as seguintes frentes:

  • Capacitação de técnicos e treinamento da mão de obra
  • Assistência técnica nos projetos urbanos dos municípios
  • Levantamento de informações sobre projetos e obras
  • Orientação para a elaboração de manuais e folder de calçadas