Áreas urbanas muito adensadas possuem boa parte de sua superfície ocupada por ruas pavimentadas e estacionamentos, o que reduz a permeabilidade do solo, aumenta o escoamento superficial da água e afeta o desempenho do sistema de drenagem. A consequência dessa situação é a ocorrência frequente de inundações, com transtorno e prejuízo para a população.

Existem várias soluções em concreto que contribuem para diminuir o escoamento superficial de águas pluviais e para minimizar as inundações urbanas. O uso do concreto moldado in loco permeável tem crescido no país.

Recentemente foi executado um estacionamento de um Atacarejo na cidade de Bagé/RS, pela construtora Tecnika Engenharia, com base de 10 cm e camada de revestimento de 8 cm. O fato do pavimento permeável funcionar como uma estrutura capaz de captar e armazenar a água, dispensa a necessidade de construção de galerias, tubulações e caixas de coleta, além de outros sistemas convencionais de coleta de água pluvial. Esse foi um fator decisivo para a adoção da solução, uma vez que impactou o custo-benefício para o cliente.

Outro ponto de vantagem é a filtragem da água que reabastece o lençol freático, ou mesmo possibilita o aproveitamento dessa água, com qualidade muito superior. A coleta da água  ocorre de forma homogênea em toda a área executada, e é muito rápida, evitando qualquer tipo de empoçamento,  além de garantir área 100% trafegável.

Acompanhe o passo a passo de execução:

Abertura das valas drenantes

 

Execução do material granular (rachão) para o dreno.

 

Fechamento da vala drenante com tecido geotêxtil para a execução da camada da base de brita.

 

Execução do concreto permeável.

 

Compactação e acabamento do concreto permeável

 

Detalhe das camadas: Base de brita 01 (10 cm de espessura) e Revestimento de concreto permeável (08 cm de espessura).

 

Áreas de estacionamento em concreto permeável e áreas de circulação em concreto convencional.

Alessandro Flores Orth, supervisor da obra, apontou os principais desafios enfrentados e pontos de cuidados na execução.

Uma vez acertado o traço, faz-se necessário treinar os colaboradores para execução deste sistema, uma vez que estavam acostumados com os sistemas de execução do concreto convencional. Além disso, existem cuidados executivos referentes ao volume das concretagens que é menor que em sistemas convencionais, também é preciso ter cuidados com a incidência solar e temperatura, e ainda, com o tempo de pega do concreto que é bem mais rápido. Alessandro Orth, supervisor de obras da Tecnika Engenharia

 

O concreto permeável de alta resistência feito com o aditivo comercializado exclusivamente pela Re9 é similar ao concreto hidráulico comum, contudo é fabricado sem materiais finos como a areia, que é substituída pelo aditivo que reage com o cimento, potencializando-o e provocando um rápido aumento de sua resistência durante os primeiros minutos do processo. O resultado dessa alquimia é uma mistura porosa, muito maleável, fácil de usar e aplicar, com alta resistência a compressão (até 300 kg/cm²). Paulo Junek, Re9 Soluções Ecológicas.

 

Sobre a Construtora: A Tecnika Engenharia é uma empresa especializada em Pisos Industriais, Impermeabilizações, Revestimentos e sistemas Pluviais e de Drenagem. Atua há 18 anos em todo o Brasil, principalmente na região Sul, entregando qualidade superior, zelando pela segurança, rentabilidade e satisfação aos seus clientes.

Para saber mais: