O fibrocimento é composto por uma mistura de ligante hidráulico inorgânico (cimento), ligante de silicato de cálcio, reforçado com fibras orgânicas, minerais ou sintéticas (fibra de vidro, celulose). As aplicações comumente dadas a este material ao longo de sua vida têm sido na fabricação de chapas corrugadas ou lisas, destinadas a revestimentos e isolamentos.

Revisão histórica

Os primórdios do fibrocimento remontam à Áustria em 1890, quando Ludwig Hatschek, um engenheiro austríaco, inventou este novo material a partir da combinação dos elementos básicos da terra (minerais, água, ar e fogo) em um processo de filtração. de um material que, pela longa duração, recebeu o nome de Eternit.

Ele mesmo criou e patenteou a máquina Hatshek para a produção de chapas de fibrocimento onduladas e planas.

 

Argos - “Loop chair” do designer suíço Willy Guhl em 1954. É um mobiliário de exterior feito à mão em eternit e fibrocimento. 'Loop chair' por Willy Guhl em

O designer Willy Guhl criou a famosa “cadeira circular” de fibrocimento de uma peça, que ainda é uma demonstração clara das qualidades essenciais da base do fibrocimento como material: Fino, leve, mas indestrutível e bonito.

 

Imagem em preto e branco de uma descrição de cidade gerada automaticamente

Na década de 1950, arquitetos de renome como Walter Gropius foram os pioneiros no uso de painéis de fibrocimento estucado, utilizando o sistema de fachada ventilada (tela de chuva).

 

Características físicas

O fibrocimento, pelas suas características e composição, passou a ser um dos principais materiais de construção a utilizar no setor.

É leve, durável, resistente a mudanças de temperatura e agentes químicos, à prova de fogo, excelente isolante acústico, impermeável, fácil de trabalhar e instalar e boas propriedades mecânicas.

 

  1. Construção:

Canto de construção Descrição gerada automaticamente

Sua composição é considerada por muitos como semelhante ao concreto armado, mas ao contrário do aço para reforço, são utilizadas fibras, que fornecem propriedades de compressão, enquanto o cimento atua como um endurecedor. Em telhados, atua de forma eficaz contra o ruído. É também considerado um ótimo isolante contra umidade e agentes externos, razão pela qual costuma ser a solução adequada para o revestimento de paredes externas e internas de residências e edifícios. Este material pode ser trabalhado em madeira ou aço, sendo esta a estrutura de suporte.

  1. Mobiliário:

Imagem contendo mesa, prédio, pequeno, descrição da sala gerada automaticamente

Outra aplicação que vem ganhando força é o uso do fibrocimento para design de produtos, seja para móveis, iluminação ou áreas verdes, entre outros.

O desafio dos designers é transformar materiais pesados ​​e rígidos em objetos leves. Produtos feitos de fibrocimento parecem atender a esse desafio.

O fibrocimento surge como um material original, que muitos artistas aproveitam para incorporar em suas obras pelas possibilidades e vantagens que oferece leve, resistente, impermeável, durável, reciclável, e com a possibilidade de gerar formas orgânicas e elegantes fabricadas para a partir dessas placas.

  1. Novas tendências

Imagem contendo interior, teto, mesa, descrição da sala gerada automaticamente

Painéis de fibrocimento – a última tendência em revestimentos de paredes internas, pois oferecem diferentes possibilidades de criação de espaços e ambientes confortáveis ​​para os usuários. Por exemplo, as paredes e paredes, tendo a maior carga visual, destacam os móveis e acessórios do ambiente. As tendências atuais da construção civil exigem cada vez mais novidades, podemos dizer que é um material com propriedades funcionais e estéticas incomparáveis, que combinadas geram grandes oportunidades de expansão de uso.

Devido aos seus muitos benefícios, o fibrocimento está emergindo como um dos materiais mais vanguardistas e versáteis que existem hoje. A infinidade de possibilidades de uso que oferece e sendo classificado como um material sustentável, torna-o um material cada vez mais adequado às novas tendências construtivas que exigem rapidez e redução de custos, sem prejuízo da qualidade.

 

Luz Adriana Hoyos Salazar

Cementos Argos SA

 

Fontes

O fibrocimento como recurso material para a concepção de produtos de uso coletivo

Projeto final de mestrado, julho de 2019 Mestrando em Engenharia de Projetos Corners Herrera, Álvaro Tutor. Molina-Siles, Pedro Cotutor. González Aurignac, Esther

Publicado originalmente em: https://www.360enconcreto.com