A pavimentação de vias tem sido um dos pilares de atuação da ABCP, bem como a disseminação de conteúdo, treinamentos e assistência técnica. Com o objetivo de trocar experiências e apresentar tecnologias e práticas que possam melhorar ainda mais o trabalho de pavimentação iniciado em Cachoeiro do Itapemirim, a ABCP realizou um evento para os municípios da região, em 2019.

A qualidade da execução foi foco de palestra ministrada por Eduardo dÁvila, gerente da ABCP RJ-ES. Foi apresentado um panorama histórico da pavimentação com concreto no Brasil e, também, os investimentos da indústria brasileira no insumo, os custos, os tipos de pavimento e as técnicas de reabilitação do piso asfáltico com o concreto, explicando as vantagens econômicas, técnicas, ambientais e de segurança dessa forma de pavimentação em relação à asfáltica. Além disso, abordou diversos cases de pavimentação urbana nos países latino-americanos.

De lá para cá o  trabalho de pavimentação de ruas com aplicação de concreto feito pela Secretaria de Obras de Cachoeiro (Semo) avançou muito, tem chamado a atenção de especialistas e despertado o interesse de prefeituras capixabas.

O concreto tem sido usado em vários lugares do mundo para a construção de rodovias e vias urbanas. Em Cachoeiro, ruas em bairros como o IBC, Independência, Vila Rica, Gilberto Machado, Nossa Senhora Aparecida, bem como as localidades de Santa Fé e Alto Tijuca e o distrito de Itaoca já ganharam pavimentações com o material.

O uso em ruas locais tem gerado economia de até 30% e, por isso, até o final de 2020, 35 vias foram pavimentadas com o material, o que tem atraído a atenção de profissionais de prefeituras de municípios vizinhos, como Marataízes e Atílio Vivacqua.

“O concreto é mais barato, de fácil aquisição, não precisa de mão de obra especializada para aplicação e, por conta da grande durabilidade, a manutenção das vias tem custo muito mais baixo. É uma boa alternativa para os municípios, que, na maioria dos casos, dispõem de poucos recursos para fazer frente à grande demanda por obras de pavimentação”, explicou o então secretário municipal de Obras, Paulo Miranda.