Construir uma cidade para todos é um desafio do dia-a-dia. Os enfrentamentos são grandes e de toda ordem. Qualificar os bairros, praças e ruas é o caminho para conseguir a inclusão de todos, procurando superar os mesmos e antigos problemas das cidades brasileiras: buracos, falta de continuidade, pisos guias mal colocados, falta de rampas, entre outros.

O programa Calçada Certa, realizado em Florianópolis-SC, procurou iniciar suas atividades pelo principal: o desafio da inclusão. Assim, a partir deste manual, disponível para download abaixo, foi estabelecida a revisão do regramento, definindo um padrão de execução para as calçadas em Florianópolis. Além do manual, todas as obras e projetos de infraestrura da Prefeitura também passara a ser baseadas nestes regramentos, e pretendem ser um exemplo para a inclusão de todos os cidadãos.

Em sua primeira revisão e atualização, o Manual Calçada Certa 2 busca melhorar o entendimento das normas, adaptando algumas diretrizes à realidade local e detalhando mais casos específicos acerca da instalação de pisos táteis, contando com o apoio e a experiência da Associação Catarinense de Integração do Cego – ACIC. Garantida a acessibilidade universal, outros elementos devem ser considerados para fomentar a caminhabilidade, como: existência de mobiliário para sentar, descansar e conviver, sensação de segurança, qualidade do ar, proximidade entre moradia, trabalho e pontos de interesse, integração com outros modos de transporte, conforto térmico e ambiência agradável.

Download

Manual do Programa Calçada Certa, em Florianópolis – clique para baixar