O conforto de rolamento é uma das principais preocupações no pavimento intertravado, considerando especialmente as pessoas que utilizam cadeira de roda como principal forma de mobilidade e frequentemente passam a maior parte do dia nela.

As vibrações impostas ao deslocamento da pessoa em cadeira de rodas podem prejudicar a saúde a longo prazo, principalmente dores nas costas e degenerações dos discos. A International Standards Organizations (ISO) juntamente com a American National Standards Institute (ANSI) desenvolveu uma norma para avaliação de vibração de corpo inteiro (VCI) que traz referências do tempo de exposição necessário para começar a causar problemas de saúde.

Essa prática apresenta os principais pontos de um estudo realizado pela Universidade de Pittsburgh (Wolf et al, 2006). Com base nos resultados do estudo  e com o objetivo de proporcionar o melhor conforto de rolamento em calçadas, a recomendação da Associação Brasileira de Cimento Portland – ABCP, é que sejam utilizadas peças de concreto sem chanfro ou com chanfro total de até 4 mm.

O padrão de assentamento escolhido deve ser preferencialmente em espinha de peixe a 90°, em relação à direção preferencial do percurso com cadeiras de rodas.
Vale ressaltar que a execução correta do pavimento é essencial para garantir o conforto de rolamento adequado e para isso devem ser atendidos os requisitos descritos na ABNT NBR 15953 – Pavimento intertravado com peças de concreto – Execução.

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