
01 Locação e sinalização – Antes de iniciar a obra devem ser feitos os serviços preliminares, tais como o seguro da obra, vistoria prévia e limpeza do terreno, locação da obra, sinalização, tapume e mobilização de pessoal e equipamento.

02 Inspeção visual do produto – Os tubos de concreto devem ser inspecionados visualmente antes da aplicação, independentemente de terem sido inspecionados em fábrica, pois podem ocorrer danos durante a carga.

03 Escavação – Ela pode ser mecânica ou manual e os escoramentos já vão sendo realizados. De preferência, devem ser trabalhados trechos curtos, para preservar a segurança e se possível reaterrar no mesmo dia.

04 Vala e preparação – Antes de iniciar o assentamento dos tubos de concreto deve ser executada a regularização do fundo da vala, bem como o controle de declividade.

05 Execução (assentamento) – O assentamento simples pode ser feito diretamente sobre o solo regularizado do fundo da vala, no caso de terrenos de boa consistência. Para terrenos fortes, mas com presença de água, o assentamento deve ser feito sobre um lastro de brita.

06 Cuidados de assentamento – Controlar o alinhamento e a declividade; assentar da juzante para a montante e evitar assentar tubos com terra ou objetos estranhos no seu interior.

07 Juntas – Elas podem ser elásticas ou rígidas. No caso de esgoto sanitário, não pode ser utilizada junta rígida executada com argamassa.

08 Poço de visita – Execução e acabamento de poços de visita.

09 Reaterro / compactação – Faça o aterro e tome cuidado na compactação das valas.

10 Pavimentação – Ao fazer a reposição de tráfego, observe as características do município.
Veja como é fácil cuidar do saneamento básico com esta tecnologia.